Entrar

Plano de aula de Verbos: Exercícios de Tempos Verbais

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Exercícios de Tempos Verbais

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: Exercícios de Tempos Verbais

Palavras ChaveVerbos, Tempos Verbais, Simple Present, Present Continuous, Simple Past, Past Continuous, Present Perfect, Past Perfect, Future Simple, Future Continuous, Inglês, 3º ano do Ensino Médio, Exercícios Práticos, Explicações Detalhadas, Resolução Guiada
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor ou computador com slides, Folhas de exercícios, Canetas para os alunos, Material didático de apoio (livros ou apostilas)
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer ao professor uma visão clara dos objetivos principais que os alunos devem alcançar. Ao estabelecer esses objetivos desde o início, o professor pode orientar a aula de maneira mais eficaz, garantindo que todos os alunos compreendam e possam utilizar corretamente os tempos verbais em inglês. Isso cria uma base sólida para o aprendizado contínuo e a aplicação prática dos tempos verbais em diferentes contextos.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar os principais tempos verbais em inglês.

2. Aplicar os tempos verbais adequados em frases e contextos específicos.

3. Compreender os significados e usos de cada tempo verbal.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é criar um ambiente de aprendizado receptivo e engajado. Ao fornecer um contexto claro e compartilhar curiosidades interessantes sobre os tempos verbais, o professor facilita a conexão dos alunos com o tema, despertando o interesse e a motivação para participarem ativamente da aula. Isso prepara os alunos para absorverem melhor as explicações que virão a seguir.

Contexto

Contexto: Comece a aula explicando aos alunos que os verbos são fundamentais para a construção das frases em qualquer idioma. Eles indicam ações, estados ou ocorrências, e são essenciais para a comunicação. Em inglês, os tempos verbais ajudam a situar essas ações no tempo, tornando claro quando algo aconteceu, está acontecendo ou acontecerá. Hoje, o foco será nos tempos verbais em inglês, revisando e praticando como usá-los corretamente.

Curiosidades

Curiosidade: Você sabia que o inglês possui apenas dois tempos verbais morfológicos (presente e passado) enquanto outros tempos são formados com a ajuda de verbos auxiliares? Essa estrutura torna o aprendizado dos tempos verbais em inglês um pouco diferente de outras línguas como o português, que possui diversos tempos verbais com conjugações específicas.

Desenvolvimento

Duração: 45 - 50 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos adquiram um entendimento sólido e detalhado dos principais tempos verbais em inglês. Ao fornecer explicações claras e exemplos específicos, o professor ajuda os alunos a reconhecerem e aplicarem corretamente os tempos verbais em diferentes contextos. As questões práticas permitem que os alunos consolidem seu aprendizado, praticando a conjugação e o uso dos tempos verbais em frases, fortalecendo sua confiança e competência no uso da língua inglesa.

Tópicos Abordados

1.Simple Present (Presente Simples): Explicar que esse tempo verbal é usado para descrever ações habituais, fatos gerais e verdades universais. Exemplo: 'She walks to school every day.' 2.Present Continuous (Presente Contínuo): Detalhar que esse tempo é usado para ações que estão acontecendo no momento da fala ou para planos futuros. Exemplo: 'They are studying for the test right now.' 3.Simple Past (Passado Simples): Mostrar que esse tempo é usado para descrever ações que ocorreram e foram concluídas no passado. Exemplo: 'He visited his grandparents last weekend.' 4.Past Continuous (Passado Contínuo): Informar que esse tempo verbal é usado para ações que estavam em progresso em um determinado momento no passado. Exemplo: 'She was reading a book when I called her.' 5.Present Perfect (Presente Perfeito): Explicar que esse tempo verbal conecta o passado com o presente, usado para ações que ocorreram em algum momento não especificado antes do agora. Exemplo: 'They have finished their homework.' 6.Past Perfect (Mais-que-Perfeito): Detalhar que esse tempo verbal é usado para descrever uma ação que foi completada antes de outra ação no passado. Exemplo: 'She had left the house before it started raining.' 7.Future Simple (Futuro Simples): Mostrar que esse tempo verbal é usado para ações que irão acontecer no futuro. Exemplo: 'I will travel to Japan next year.' 8.Future Continuous (Futuro Contínuo): Explicar que esse tempo é usado para descrever ações que estarão em progresso em um momento específico no futuro. Exemplo: 'This time next week, I will be flying to New York.'

Questões para Sala de Aula

1. Conjugue o verbo 'to eat' (comer) no Simple Present, Present Continuous e Simple Past. 2. Escreva uma frase usando o tempo Past Perfect com o verbo 'to finish' (terminar). 3. Formule uma pergunta no Future Continuous com o verbo 'to study' (estudar).

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o aprendizado dos tempos verbais, garantindo que os alunos compreendam as explicações e possam aplicar corretamente os tempos verbais em diferentes contextos. Ao discutir as respostas e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor fomenta um ambiente colaborativo e de aprendizado ativo, onde os alunos podem expressar suas dúvidas, compartilhar experiências e consolidar seu conhecimento.

Discussão

  • Discussão das Questões:

  • Conjugue o verbo 'to eat' (comer) no Simple Present, Present Continuous e Simple Past: Explique que no Simple Present fica 'I eat', no Present Continuous fica 'I am eating', e no Simple Past fica 'I ate'.

  • Escreva uma frase usando o tempo Past Perfect com o verbo 'to finish' (terminar): Detalhe que a frase pode ser 'She had finished her work before the meeting started.'

  • Formule uma pergunta no Future Continuous com o verbo 'to study' (estudar): Demonstre que a pergunta pode ser 'Will you be studying at 8 PM tomorrow?'

Engajamento dos Alunos

1.Engajamento dos Alunos: 2. Pergunta: Por que é importante usar o tempo verbal correto em uma frase? Como isso pode mudar o significado? 3. Reflexão: Pense em uma situação do seu dia a dia e tente descrevê-la usando três tempos verbais diferentes. Como a escolha do tempo verbal altera a percepção do evento? 4. Discussão: Quais são as maiores dificuldades que vocês encontram ao usar tempos verbais em inglês? Vamos compartilhar e discutir estratégias para superá-las.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e reforçar os principais tópicos abordados, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e consolidada dos tempos verbais. Isso ajuda a fixar o conhecimento e a preparar os alunos para futuras aulas e situações práticas onde aplicarão esses conceitos.

Resumo

  • Explanação sobre a importância dos verbos e tempos verbais na construção de frases em inglês.
  • Introdução aos tempos verbais morfológicos (presente e passado) e aos tempos formados com verbos auxiliares.
  • Detalhamento e exemplos de tempos verbais: Simple Present, Present Continuous, Simple Past, Past Continuous, Present Perfect, Past Perfect, Future Simple e Future Continuous.
  • Resolução de questões práticas para consolidar o conhecimento.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas e exemplos claros dos tempos verbais, seguidos por exercícios práticos que permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam. Isso ajudou a consolidar o aprendizado e a demonstrar como os tempos verbais são usados em contextos reais e variados.

O domínio dos tempos verbais em inglês é essencial para uma comunicação eficaz e precisa. Entender e utilizar corretamente esses tempos permite que os alunos expressem ações e eventos de forma clara, situando-os no tempo adequado. Além disso, o conhecimento dos tempos verbais é fundamental para a compreensão de textos, diálogos e situações do cotidiano, facilitando viagens, estudos e interações em um ambiente globalizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies