Entrar

Plano de aula de Question Tags

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Question Tags

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão de Question Tags: O objetivo principal é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer e entender o uso de question tags em sentenças. Eles devem ser capazes de identificar question tags corretamente e entender como elas funcionam na construção de diálogos e conversas.

  2. Aplicação de Question Tags: Além de entender, os alunos devem ser capazes de aplicar question tags em suas próprias sentenças de maneira correta e coerente. Isso inclui a escolha adequada do auxiliar, a formação de negativas e positivas, e a concordância com o tempo verbal da sentença principal.

  3. Prática de Leitura e Audição: Os alunos devem aprimorar suas habilidades de leitura e audição em inglês, por meio da leitura de textos e escuta de áudios que contenham question tags. Isso contribuirá para o Desenvolvimento da compreensão do contexto de uso das question tags.

Objetivos Secundários

  • Desenvolvimento da Fluência: Com a prática de aplicação de question tags em suas próprias sentenças, os alunos também estarão desenvolvendo suas habilidades de fala e, consequentemente, a fluência no idioma.

  • Melhoria do Vocabulário: Ao estudar question tags, os alunos estarão expostos a uma variedade de palavras e expressões em inglês, o que contribuirá para a expansão de seu vocabulário.

  • Revisão de Tempo Verbais: O estudo de question tags também proporciona uma oportunidade para os alunos revisarem o uso de diferentes tempos verbais em inglês, uma vez que a concordância com a sentença principal é um aspecto crucial de question tags.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Prévio: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os principais conceitos que serão necessários para a compreensão do tópico do dia. Isso inclui a revisão dos principais tempos verbais que serão utilizados (presente simples, passado simples e futuro simples) e a Introdução ao conceito de sentenças afirmativas, negativas e interrogativas. (3 - 4 minutos)

  2. Situações Problema: O professor propõe duas situações iniciais que envolvem o uso de question tags. A primeira situação pode ser a apresentação de uma frase em inglês sem a question tag, e pedir aos alunos para completá-la. A segunda situação pode envolver a criação de uma pequena conversa em inglês, onde os alunos devem inserir as question tags apropriadas. O objetivo dessas situações é despertar o interesse dos alunos pelo tópico e mostrar a relevância do assunto no contexto do inglês do dia a dia. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica a importância das question tags, destacando que elas são amplamente utilizadas em inglês para solicitar confirmação, pedir opiniões, expressar emoções, entre outros. Além disso, o professor pode mencionar que o uso correto de question tags pode fazer uma grande diferença na forma como somos entendidos em uma conversa em inglês. Para ilustrar isso, o professor pode apresentar exemplos de situações reais onde o uso de question tags é comum, como em filmes, séries, músicas e conversas do dia a dia. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do Tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico falando sobre algumas curiosidades. Por exemplo, pode mencionar que, embora as question tags sejam comuns em inglês, elas são muito raras em outras línguas. Outra curiosidade é que, em algumas regiões do Reino Unido, as question tags são frequentemente usadas no final de frases afirmativas, mesmo quando não há necessidade de questionar ou confirmar algo. O professor pode então mostrar alguns exemplos dessas curiosidades para os alunos. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "Question Tags ao Redor do Mundo" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor divide a classe em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo recebe um conjunto de cartões, onde em cada cartão há uma frase em inglês sem a question tag. As frases devem variar em tempo verbal (presente simples, passado simples e futuro simples) e em tom (afirmativo e negativo).

    • Execução: Os alunos devem discutir em seus grupos e, em seguida, escolher a question tag correta para cada frase. Eles devem escrever a question tag no verso de cada cartão. O grupo que completar primeiro todas as suas frases corretamente é o vencedor.

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos pratiquem a identificação e aplicação de question tags em um contexto lúdico e colaborativo. Além disso, ao trabalhar com diferentes tempos verbais e tons, os alunos também estarão revisando e consolidando esses conceitos.

  2. Atividade 2 - "Question Tags no Dia a Dia" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam sobre question tags em situações do cotidiano. O professor apresenta uma série de situações reais que podem envolver o uso de question tags (por exemplo, pedir uma opinião, confirmar uma informação, expressar surpresa, etc.).

    • Execução: Os alunos, ainda em seus grupos, devem criar pequenas cenas ou diálogos que envolvam as situações propostas, fazendo uso de question tags. Eles podem representar suas cenas para a classe ou simplesmente apresentar seus diálogos. O professor deve incentivar a criatividade e o uso correto das question tags.

    • Objetivo: Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de praticar o uso de question tags em um contexto prático e significativo. Além disso, eles também estarão desenvolvendo suas habilidades de expressão oral, fluência e vocabulário.

  3. Atividade 3 - "Question Tags no Mundo Real" (5 - 7 minutos)

    • Descrição: O professor apresenta aos alunos uma série de exemplos reais do uso de question tags em diferentes contextos (por exemplo, em filmes, séries, músicas, notícias, etc.).

    • Execução: Os alunos, ainda em seus grupos, devem discutir e analisar os exemplos, identificando as question tags utilizadas, o contexto de uso e a intenção do falante. Eles devem compartilhar suas análises com a classe.

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo consolidar o entendimento dos alunos sobre o uso de question tags e sua relevância no contexto do inglês do dia a dia. Além disso, ao analisar exemplos reais, os alunos também estarão desenvolvendo suas habilidades de compreensão auditiva e leitura.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição: O professor convida cada grupo a compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades práticas. Cada grupo terá um máximo de 3 minutos para apresentar. As sugestões de question tags serão discutidas e validadas em conjunto com a turma.

    • Objetivo: Esta etapa permite que os alunos aprendam uns com os outros, compartilhando suas percepções e estratégias. Além disso, o professor pode corrigir possíveis erros e reforçar os pontos-chave do uso de question tags.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Após a apresentação dos grupos, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria estudada. Ele destaca como as question tags foram aplicadas corretamente e quais aspectos ainda precisam ser reforçados.

    • Objetivo: O objetivo desta etapa é consolidar o conhecimento dos alunos, mostrando a aplicabilidade prática da teoria. O professor pode usar exemplos das atividades dos alunos para ilustrar conceitos teóricos.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. Ele formula perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Objetivo: Esta etapa tem como objetivo incentivar os alunos a assumirem a responsabilidade por sua própria aprendizagem, identificando os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhoria. Além disso, as respostas dos alunos podem fornecer feedback valioso para o professor sobre a eficácia da aula.

  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Descrição: O professor conclui a aula fornecendo um feedback geral sobre o desempenho da turma. Ele elogia os esforços dos alunos, destaca os pontos fortes e fornece orientações sobre como melhorar.

    • Objetivo: O objetivo desta etapa é motivar os alunos, reconhecendo seu progresso e incentivando-os a continuar aprendendo. Além disso, o feedback do professor pode ajudar os alunos a entender melhor o que é esperado deles e como podem melhorar.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor faz um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula. Ele reforça o conceito de question tags, lembrando os alunos sobre a importância do uso adequado dos auxiliares, a concordância com o tempo verbal da sentença principal, e a formação de negativas e positivas. Além disso, ele recapitula as situações práticas em que os alunos aplicaram question tags e os exemplos reais analisados.

    • Objetivo: O objetivo desta etapa é consolidar o conhecimento dos alunos, reforçando os conceitos e as habilidades que foram desenvolvidas durante a aula.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor explica como a aula de hoje conectou a teoria e a prática. Ele destaca como a compreensão do conceito de question tags permitiu aos alunos aplicá-lo em situações práticas e reais. O professor pode usar exemplos das atividades dos alunos para ilustrar esta conexão.

    • Objetivo: O objetivo desta etapa é mostrar aos alunos a relevância e a aplicabilidade dos conceitos teóricos que eles estão aprendendo. Isso ajuda a motivá-los e a tornar a aprendizagem mais significativa.

  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • Descrição: O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre question tags. Isso pode incluir links para vídeos explicativos, exercícios online, artigos, podcasts, entre outros.

    • Objetivo: O objetivo desta etapa é encorajar os alunos a continuar aprendendo fora da sala de aula, fornecendo-lhes recursos adicionais que eles podem explorar no seu próprio ritmo.

  4. Relevância do Tópico (1 - 2 minutos)

    • Descrição: Para concluir a aula, o professor ressalta a importância das question tags no inglês do dia a dia. Ele explica que, ao dominar o uso de question tags, os alunos serão capazes de se comunicar de maneira mais eficaz e natural em inglês. Além disso, ele pode mencionar que o estudo de question tags também ajuda a reforçar o entendimento e o uso de diferentes tempos verbais.

    • Objetivo: O objetivo desta etapa é motivar os alunos a continuarem praticando e aperfeiçoando suas habilidades de question tags, mostrando a relevância e o impacto positivo que essa habilidade pode ter na sua fluência e confiança em inglês.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies