Professor(a),
acesse esse e milhares de outros planos de aula!

Na Teachy você acessa milhares de questões, cria listas, planos de aula e provas.

Cadastro Gratuito

Plano de aula de Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão conceitual do Gerúndio e Infinitivo: O principal objetivo da aula é que os alunos compreendam a definição, o uso e a formação do gerúndio e do infinitivo na língua inglesa. Isso inclui entender a diferença entre verbos regulares e irregulares nesses dois tempos verbais.

  2. Identificação e aplicação prática: Os alunos devem ser capazes de identificar corretamente o gerúndio e o infinitivo em contextos reais, como em textos, músicas ou diálogos. Além disso, devem ser capazes de usar esses tempos verbais corretamente em suas próprias produções escritas e orais.

  3. Desenvolvimento da fluência: Finalmente, os alunos devem ser capazes de melhorar sua fluência na língua inglesa através do uso adequado do gerúndio e infinitivo, permitindo que se expressem de maneira mais precisa e natural.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico: Ao analisar as regras e usos do gerúndio e infinitivo, os alunos serão incentivados a pensar criticamente sobre a estrutura da língua inglesa e a aplicar esse conhecimento em outros contextos gramaticais.

  • Estímulo à pesquisa e ao estudo autônomo: Como parte do processo de aprendizagem, os alunos serão incentivados a buscar informações adicionais sobre o tema, tanto na sala de aula quanto em casa, promovendo assim o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e estudo autônomo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a estrutura do verbo e os tempos verbais já estudados, como o presente simples e o passado simples. Essa revisão é essencial para que os alunos possam entender a diferença e a importância do estudo do gerúndio e infinitivo. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema que envolvem o uso do gerúndio e infinitivo. A primeira pode ser uma frase de uma música em inglês que contém o gerúndio, mas que, se traduzida literalmente, não faria sentido em português. A segunda pode ser uma frase de um diálogo em inglês em que o uso do infinitivo é essencial para a compreensão da ideia central. Essas situações têm como objetivo despertar a curiosidade dos alunos e mostrar a importância prática do que será estudado. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica que o gerúndio e o infinitivo são amplamente utilizados em diversas situações na língua inglesa, seja em conversas informais, em textos acadêmicos, em letras de músicas, entre outros. Além disso, ressalta que o uso correto desses tempos verbais é fundamental para a comunicação eficaz e para a compreensão de textos. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o gerúndio e o infinitivo. Por exemplo, pode mencionar que em inglês, ao contrário do português, é comum o uso do gerúndio após certos verbos, como "enjoy", "like", "dislike", entre outros. Além disso, pode mencionar que há alguns verbos que mudam de significado dependendo se são seguidos de gerúndio ou infinitivo, como "forget" (esquecer) e "remember" (lembrar). (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing (10 - 15 minutos): O professor divide a classe em grupos de 3 a 4 alunos. Para esta atividade, cada grupo receberá um roteiro de diálogo que contém várias lacunas a serem preenchidas com verbos no gerúndio ou infinitivo. Os diálogos podem ser sobre situações cotidianas, como fazer planos para o fim de semana, discutir hobbies, ou falar sobre experiências passadas. O objetivo é que os alunos preencham as lacunas corretamente, usando o gerúndio e o infinitivo apropriadamente.

    O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário. Após a Conclusão da atividade, cada grupo apresenta seu diálogo para a classe, permitindo que todos os alunos ouçam e pratiquem a pronúncia correta das frases. O professor deve corrigir quaisquer erros e fornecer feedback construtivo.

    Esta atividade promove a prática ativa do uso do gerúndio e infinitivo em um contexto comunicativo, além de desenvolver as habilidades de fala e escuta dos alunos.

  2. Atividade de Criação de Histórias (10 - 15 minutos): Ainda em grupos, os alunos são convidados a criar uma história curta que deve conter, no mínimo, cinco verbos no gerúndio e cinco no infinitivo. A história pode ser fictícia ou baseada em experiências pessoais dos alunos.

    O professor fornece um tempo determinado para que os grupos criem suas histórias. Após a Conclusão, cada grupo apresenta sua história para a classe. O professor deve encorajar os outros alunos a fazerem perguntas sobre a história, promovendo assim a interação e o uso contínuo dos tempos verbais estudados.

    Esta atividade tem como objetivo consolidar o entendimento dos alunos sobre o uso do gerúndio e infinitivo, além de promover a criatividade e a oralidade.

  3. Atividade de Jogo de Tabuleiro (opcional, se houver tempo disponível) (5 - 10 minutos): Se houver tempo disponível, o professor pode propor uma atividade lúdica e divertida para revisar os conceitos aprendidos. O jogo de tabuleiro pode ser criado pelo professor ou baixado da internet. Cada casa do tabuleiro contém uma pergunta ou desafio envolvendo o uso do gerúndio e infinitivo. O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro é o vencedor. Esta atividade serve para consolidar o aprendizado de forma descontraída e motivadora.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (4 - 5 minutos): O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe durante as atividades de Role-Playing e Criação de Histórias. O professor incentiva os alunos a compartilharem suas experiências, desafios e aprendizados. Isso pode incluir quaisquer dificuldades que tiveram em identificar e usar corretamente o gerúndio e o infinitivo, quais estratégias usaram para superar essas dificuldades, e como a atividade prática os ajudou a entender melhor esses tempos verbais. O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas abertas e encorajando todos os alunos a participar.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Após a discussão, o professor faz uma breve recapitulação dos conceitos teóricos relacionados ao gerúndio e infinitivo. O professor pode, por exemplo, destacar as regras específicas de formação e uso desses tempos verbais, e como essas regras foram aplicadas durante as atividades práticas. O professor deve enfatizar que a prática é fundamental para consolidar o aprendizado teórico e para desenvolver habilidades linguísticas eficazes.

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:

    • Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia ou em futuros estudos de inglês?

    Os alunos têm um minuto para refletir em silêncio e, em seguida, são convidados a compartilhar suas respostas com a classe. O professor deve incentivar a participação de todos e fornecer feedback positivo e construtivo.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos): Finalmente, o professor fornece um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e áreas para melhoria. O professor também responde a quaisquer perguntas não resolvidas e reforça a importância do estudo contínuo e da prática para o domínio dos tempos verbais em inglês. O professor encoraja os alunos a revisarem o conteúdo da aula em casa e a procurarem esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (1 - 2 minutos): O professor resume os pontos-chave abordados durante a aula, reforçando a definição, usos e formação do gerúndio e infinitivo na língua inglesa. Além disso, relembra as principais regras e diferenças entre os verbos regulares e irregulares nesses tempos verbais. O professor também destaca os principais aprendizados das atividades práticas, reforçando a importância do uso correto desses tempos verbais para a comunicação efetiva em inglês.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 minuto): O professor ressalta como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações reais do gerúndio e infinitivo. Relembra as atividades de Role-Playing e Criação de Histórias, que permitiram aos alunos praticar o uso desses tempos verbais em contextos reais e significativos. Também destaca como as situações-problema apresentadas no início da aula foram resolvidas através da aplicação dos conhecimentos adquiridos.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugere materiais adicionais para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o gerúndio e infinitivo. Esses materiais podem incluir sites, vídeos, exercícios online, entre outros. O professor também pode indicar a leitura de textos, músicas e diálogos em inglês que contenham o uso desses tempos verbais, incentivando os alunos a identificá-los e analisá-los.

  4. Relevância do Conteúdo (1 minuto): Por fim, o professor destaca a importância do gerúndio e infinitivo para a comunicação efetiva em inglês. Explica que esses tempos verbais são amplamente usados em contextos cotidianos, como ao falar sobre hobbies, planos futuros, experiências passadas, entre outros. Reforça que o domínio desses tempos verbais permite aos alunos se expressarem de maneira mais precisa e natural em inglês, seja em conversas informais, em situações acadêmicas, ou mesmo em testes e exames de proficiência.

    O professor também ressalta que o estudo do gerúndio e infinitivo não se limita à sala de aula, mas pode ser aplicado em diversos contextos da vida diária e profissional. Portanto, encoraja os alunos a continuarem praticando e a aplicarem esses conhecimentos em seu dia a dia, para que se tornem cada vez mais fluentes e confiantes na língua inglesa.

Deseja ter acesso a todos os planos de aula? Faça cadastro na Teachy!

Gostou do Plano de Aula? Veja outros relacionados:

Discipline logo

Inglês

Verbos: Verbos Modais

Introdução

Relevância do tema

A compreensão dos verbos modais no idioma inglês desempenha um papel decisivo na aquisição de competências comunicativas eficazes. Esses verbos, distintos e multifacetados, são instrumentos cruciais para expressar modalidade; ou seja, nuances de significado que abarcam possibilidade, capacidade, permissão, obrigação e conselho. Os verbos 'can', 'could', 'may', 'must' e 'should' representam apenas uma amostra dos modais em inglês, mas seu domínio proporciona uma base sólida para o entendimento e a aplicação de modalidades mais complexas. Estudar verbos modais é, assim, um pilar na sedimentação de uma comunicação precisa e matizada, habilidades indispensáveis para qualquer indivíduo que deseja alcançar fluência no idioma. A relevância deste tema transcende o domínio linguístico, influenciando o desempenho em situações acadêmicas, profissionais e sociais, onde a adequação linguística é frequentemente um diferencial marcante.

Contextualização

No cenário educacional do Ensino Médio, onde o inglês é geralmente ensinado como língua estrangeira, o tema dos verbos modais está inserido no arcabouço maior das estruturas gramaticais e funcionais da língua. Junto com outros tópicos gramaticais, os modais contribuem para o desenvolvimento de competências linguísticas fundamentais. Esta unidade temática se situa em um momento curricular em que o estudante já possui um conhecimento prévio de formas verbais e tempos, e agora expande seu leque de ferramentas linguísticas para se expressar com maior precisão e adequação. É um tema que se relaciona intrinsecamente com a habilidade de produzir enunciados coerentes, claros e socialmente pertinentes. Além disso, o estudo de modalidade repercute na compreensão de texto, pois permite decifrar e interpretar as intenções e os matizes de significado do falante ou escritor. Portanto, a inserção dos verbos modais no currículo do 3º ano do Ensino Médio é um passo significativo no processo de refinamento e de ampliação das habilidades comunicativas do estudante em inglês.

Teoria

Exemplos e casos

Imagine a situação em que você deseja pedir permissão para sair mais cedo do trabalho. Em inglês, você poderia dizer 'May I leave early today?' usando o verbo modal 'may' para expressar permissão de forma polida. Em outra instância, suponha que você está oferecendo ajuda para carregar uma caixa pesada. Você poderia falar 'Can I help you with that?' usando o verbo modal 'can' para expressar capacidade. Esses exemplos cotidianos ilustram como os verbos modais são essenciais para comunicar nuances específicas de significado, tornando a interação social mais suave e claramente entendida.

Componentes

###Modal Verbs: Definitions and Functions

Verbos modais, elementos vitais na construção de frases em inglês, são operadores modais que modificam o significado de outros verbos para expressar modalidade. Modalidade refere-se a aspectos como capacidade ('can'), permissão ('may'), obrigação ('must'), e conselho ('should'). Esses verbos são peculiares porque não aceitam 's' na terceira pessoa do singular no presente, não são usados no passado (exceto 'could'), e não têm infinitivo ou particípio; ou seja, 'to can' ou 'canned' estão incorretos. Em vez disso, para tempos diferentes do presente ou para formar tempos perfeitos, utiliza-se verbos auxiliares como 'be able to' ou 'have to'. Cada modal tem seu uso distinto, e o contexto determina qual é o mais adequado.

Por exemplo, 'can' e 'could' expressam capacidade, mas 'could' é frequentemente usado para indicar uma capacidade passada ou uma sugestão mais suave no presente. 'May' e 'might' expressam permissão e possibilidade, mas 'might' é menos assertivo. 'Must' indica uma obrigação ou uma dedução lógica forte, enquanto 'have to' é muitas vezes usado para obrigação externa. 'Should' oferece conselho ou recomendação, mas com um tom de sugestão ao invés de exigência. Compreender essas distinções é crucial para o uso correto dos verbos modais.

###Structure and Syntax of Modal Verbs

A estrutura sintática dos verbos modais é singular; eles são seguidos diretamente pelo verbo principal em sua forma base, sem 'to', em contraste com as construções infinitivas que normalmente seguem outros auxiliares. Por exemplo, 'You must see' é correto, mas 'You must to see' não é. Dado que os modais não possuem formas de infinitivo, não se pode usar dois modais consecutivos diretamente. Quando necessário, emprega-se estruturas perifrásticas como 'be able to' ou 'have to', que podem ser conjugadas e utilizadas com outros modais. Além disso, é importante notar que os verbos modais não têm forma no passado, com exceção de 'could', que é o passado de 'can'. Para expressar modalidade no passado, deve-se usar estruturas como 'was/were able to' para habilidade ou 'had to' para obrigação.

Os modais também não possuem tempos progressivos ou perfeitos. Por isso, são muitas vezes combinados com outros tempos verbais para expressar nuances de tempo. Por exemplo, 'She must have left' indica uma dedução sobre uma ação passada. Essas particularidades estruturais são essenciais para entender como formular frases corretas que expressem corretamente a modalidade desejada.

###Semantic Nuance and Pragmatic Use of Modal Verbs

Os verbos modais carregam nuances semânticas que podem ser sutis mas significativas. Por exemplo, o uso de 'must' em 'You must visit the new museum' sugere uma forte recomendação baseada na opinião do falante. Já 'should visit' indica uma sugestão menos imperativa. Além disso, a escolha entre 'may' e 'can' para pedir permissão pode refletir diferentes graus de formalidade ('May I enter?' é mais formal do que 'Can I enter?').

A compreensão do uso pragmático dos verbos modais é igualmente crítica. Eles são frequentemente usados para expressar cortesia, hesitação, incerteza, e outras atitudes interpessoais. Compreender essas nuances é vital para interações sociais bem-sucedidas em inglês. Por exemplo, 'Could I borrow your pen?' é mais polido do que 'Can I borrow your pen?', embora ambos sejam pedidos de permissão. A escolha do modal pode ser a chave para transmitir o tom certo em um determinado contexto comunicativo.

Aprofundamento do tema

Para aprofundar o conhecimento sobre verbos modais, vale explorar como esses auxiliares interagem com outros aspectos da língua, como as formas negativas e interrogativas. Por exemplo, a negação de 'must' (mustn't) tem implicações distintas de 'don't have to', onde o primeiro indica proibição e o segundo, a ausência de obrigação. Os verbos modais também desempenham um papel significativo na formação de perguntas, frequentemente implicando formalidade ou cortesia. Além disso, a inter-relação entre os modais e outros tempos verbais, como o uso de 'will' para expressar futuro ou 'would' para condicionais, adiciona camadas de complexidade e precisão ao discurso.

Termos-chave

Modalidade: aspectos da linguagem que expressam atitudes do falante em relação à probabilidade, obrigação, habilidade e permissão. Verbos Modais: auxiliares que não funcionam sozinhos, mas modificam outros verbos para indicar modalidade. Eles incluem 'can', 'could', 'may', 'might', 'shall', 'should', 'will', 'would', 'must', e algumas expressões perifrásticas como 'have to' e 'be able to'. Estruturas Perifrásticas: formas alternativas de expressar modalidade, usadas quando os verbos modais não podem ser aplicados diretamente devido a restrições de tempo verbal ou outras complexidades sintáticas.

Prática

Reflexão sobre o tema

Os verbos modais são como as variações de tom em uma conversa: eles podem sutilmente mudar a mensagem inteira sem alterar as palavras principais. Reflitam sobre as vezes em que vocês tiveram que pedir algo importante e escolheram suas palavras com cuidado para parecer educados, ou quando precisaram expressar uma necessidade urgente. Como verbos modais poderiam ter afetado essas interações? Considerem também como os modais desempenham um papel em diferentes culturas e contextos – ora como uma cortesia, ora como sinal de autoridade. Como a escolha de um modal reflete a atitude do falante e molda a resposta do ouvinte? Estas reflexões são fundamentais para entender os verbos modais não apenas como ferramentas linguísticas, mas como veículos de cultura e relacionamento interpessoal.

Exercícios introdutórios

Complete as seguintes frases com o verbo modal mais apropriado (can, could, may, must, should):

  1. You _______ have told me earlier! I _______ have helped you.
  2. _______ I borrow your laptop? I need to finish my assignment.
  3. She _______ be in the office, but I'm not sure.
  4. We _______ see the doctor if this cough doesn't improve.
  5. Visitors _______ not smoke in the hospital premises.

Reescreva as frases abaixo substituindo o verbo modal por uma expressão perifrástica com significado similar:

  1. I must go now. (Substitua 'must' por uma expressão perifrástica indicando obrigação).
  2. Could you help me? (Substitua 'could' por uma expressão perifrástica indicando capacidade no passado).
  3. You should see a doctor. (Substitua 'should' por uma expressão perifrástica indicando conselho).

Identifique a função do verbo modal nas sentenças a seguir (expressando capacidade, permissão, obrigação ou conselho):

  1. May I come in?
  2. You mustn't touch that button.
  3. Can you speak French?
  4. He should be more careful when driving.
  5. She might go to the concert tonight.

Projetos e Pesquisas

Projeto de pesquisa: Explore como diferentes comunidades de falantes de inglês utilizam os verbos modais em contextos formais e informais. Selecionem diferentes fontes, como filmes, músicas, entrevistas e discursos políticos, anotando exemplos de uso dos verbos modais. Analisem como os modais são usados para expressar cortesia, incerteza, obrigação e outros estados modais. Preparem uma apresentação que mostre como um mesmo modal pode ter diferentes graus de formalidade e significado em contextos variados.

Ampliando

Além dos verbos modais apresentados, há outros elementos no inglês que ajudam a expressar a modalidade de maneira mais específica, como os advérbios de modalidade (certainly, probably, possibly) e os modais perifrásticos (ought to, have got to). Estes recursos complementam os verbos modais e oferecem uma riqueza ainda maior na expressão de nuances. Eles são essenciais para avançar no estudo da língua inglesa e atingir um nível de proficiência avançado, pois permitem descrever situações com precisão e adequação às diversas circunstâncias de comunicação. Aprofundar-se nesses temas é abrir a porta para uma comunicação mais efetiva, que reflete não apenas o conhecimento linguístico, mas também a sensibilidade cultural e interpessoal.

Conclusão

Conclusões

A partir da exploração meticulosa dos verbos modais em inglês, conclui-se que esses auxiliares desempenham um papel fundamental tanto na sintaxe quanto na semântica da língua inglesa. Eles são peças-chave para expressar variadas modalidades - habilidades, permissões, obrigações e conselhos - e são cruciais para a construção de frases precisas e adequadas a diferentes contextos. Os verbos modais 'can', 'could', 'may', 'must' e 'should' são introduzidos como elementos centrais na matriz da comunicação eficaz, refletindo não apenas o significado literal das frases, mas também as intenções, a cortesia e a assertividade do falante. É evidenciado que, apesar de sua aparência enganosamente simples, os verbos modais envolvem uma gama complexa de regras de uso e exceções que requerem atenção detalhada aos aspectos estruturais e pragmáticos da língua.

Além disso, a seção reforça a ideia de que a correta utilização dos verbos modais vai além da memorização de regras; ela implica um entendimento profundo das nuances semânticas e do impacto pragmático que estes verbos têm em diferentes situações comunicativas. Assim, os alunos são encorajados a refletir sobre o uso de modais em suas próprias experiências linguísticas e a considerar como diferenças sutis na escolha de modalidades podem moldar relações interpessoais e desempenho em contextos sociais e culturais variados. O capítulo demonstra que o domínio dos verbos modais é essencial para a fluência no inglês e para uma comunicação eficaz e culturalmente sensível.

Por fim, conclui-se que o estudo dos verbos modais é infinitamente expansível, oferecendo caminhos para a exploração de advérbios de modalidade e modais perifrásticos, que enriquecem ainda mais as possibilidades expressivas do inglês. Fica claro que o aprendizado contínuo e a aplicação prática desses modais em diversos contextos - sejam eles formais ou informais - são essenciais para que os falantes alcancem um alto nível de competência linguística. Portanto, os verbos modais não são apenas ferramentas gramaticais, mas também elementos-chave na aquisição de uma competência comunicativa sofisticada e adaptável, o que reflete a importância deste capítulo para estudantes empenhados em aprimorar sua proficiência em inglês.

Ver mais
Discipline logo

Inglês

Verbos: Introdução ao Presente Simples

Introdução

Relevância do tema

Os verbos são como motores das frases, eles dão a energia para que as frases tenham ação, estado e movimento. Ao falar sobre o 'Presente Simples' em inglês, estamos nos referindo a ações habituais, fatos gerais ou verdades universais que ocorrem no tempo presente. É uma estrutura verbal que usamos muitíssimo no dia a dia. Por exemplo, quando dizemos 'I play', estamos informando que jogamos, geralmente ou por vezes. É uma peça fundamental para comunicar rotinas, fatos e ações que fazem parte do nosso cotidiano. Assim, dominar o 'Presente Simples' é crucial para qualquer pessoa que deseja se expressar de forma clara e correta em inglês, seja contando sobre seu dia, descrevendo seus hobbies ou falando sobre o mundo ao seu redor.

Contextualização

Dentro do vasto universo da língua inglesa, o 'Presente Simples' é um dos primeiros tempos verbais que os aprendizes encontram. Ele é como a base de uma grande torre de habilidades lingüísticas. Na jornada de aprender inglês, logo depois de conhecer as palavras e frases básicas, é necessário entender como as ações acontecem no presente. O 'Presente Simples', portanto, é um bloco fundamental na construção da capacidade de comunicar-se em inglês. Nesse contexto, ele se encaixa no módulo inicial de verbos, ajudando a pavimentar o caminho para estruturas verbais mais complexas no futuro. Compreender e aplicar corretamente o 'Presente Simples' permite aos estudantes interagir com mais confiança e precisão, abrindo portas para novos aprendizados, descobertas e conexões com falantes de inglês do mundo todo.

Teoria

Exemplos e casos

Imagine que todos os dias você acorda, escova os dentes, vai para a escola e brinca com seus amigos. Todas essas ações podem ser descritas usando o 'Presente Simples' em inglês. Por exemplo, 'I wake up at 7 a.m.', 'I brush my teeth after breakfast', 'I go to school by bus', e 'I play with my friends during recess'. Essas frases nos ajudam a compartilhar com outras pessoas o que fazemos regularmente, todos os dias ou com frequência.

Componentes

###Formação do Presente Simples

Para formar o 'Presente Simples', começamos com o sujeito da frase, que pode ser um nome próprio como 'Lucy' ou um pronome como 'she'. Depois do sujeito, adicionamos o verbo principal que mostra a ação. Se o sujeito é 'I', 'you', 'we', ou 'they', o verbo não muda; por exemplo, 'I play', 'you play', 'we play', 'they play'. Mas, se o sujeito é 'he', 'she', ou 'it', adicionamos um 's' ao final do verbo na maioria dos casos, como em 'he plays', 'she plays', 'it plays'.

###Verbos no Presente Simples

Os verbos são as palavras que mostram ação ou estado nas frases. No 'Presente Simples', usamos a forma básica do verbo, como 'eat', 'run', ou 'think'. Quando falamos sobre fatos ou ações gerais, usamos estes verbos para expressar algo que é verdade agora ou acontece com regularidade. Existem também os verbos irregulares, que podem mudar de forma dependendo do sujeito, como o verbo 'to be', que se torna 'am' com 'I', 'is' com 'he', 'she', 'it', e 'are' com 'you', 'we', 'they'.

###Uso do Presente Simples

Usamos o 'Presente Simples' para falar sobre rotinas, ações habituais, fatos gerais e verdades universais. Por exemplo, a frase 'The sun rises in the east' usa o 'Presente Simples' para descrever um fato geral, uma verdade que sempre se aplica. Quando falamos sobre coisas que gostamos de fazer, como hobbies, também usamos o 'Presente Simples', como em 'I like to read' ou 'She enjoys swimming'. Estes verbos nos ajudam a contar sobre nossas vidas e o mundo ao nosso redor de uma maneira clara e simples.

Aprofundamento do tema

O 'Presente Simples' é mais do que apenas um tempo verbal - é uma janela para o dia a dia de uma pessoa. Quando usamos o 'Presente Simples', estamos dizendo ao nosso ouvinte ou leitor que a ação é algo comum, que faz parte da nossa rotina. É uma forma de tempo verbal que conecta o falante com o momento presente, ancorando a conversa na realidade do agora e estabelecendo uma base para falar sobre eventos regulares e hábitos. Além disso, entender as regras sobre a adição do 's' no final dos verbos com 'he', 'she', e 'it' é essencial para uma gramática correta, pois indica que a ação é feita por um sujeito singular no presente.

Termos-chave

Presente Simples: um tempo verbal usado para descrever ações habituais, fatos gerais e verdades universais no tempo presente. Sujeito: a pessoa ou coisa que realiza a ação da frase. Verbo: a palavra que expressa a ação ou estado em uma frase. Falamos sobre o 'Presente Simples' com os termos como 'forma básica do verbo', que é o verbo em sua forma não conjugada, e 'verbos irregulares', que são aqueles que não seguem as regras padrões da formação do 'Presente Simples'.

Prática

Reflexão sobre o tema

Pense na última vez que você contou a um amigo sobre o seu dia. Você provavelmente usou frases como 'Eu jogo futebol aos sábados', 'Minha mãe cozinha comigo', ou 'Meu cachorro late quando está feliz'. Percebeu que todas essas ações ocorrem com frequência? E se você pudesse contar tudo isso em inglês? Como seria? O Presente Simples nos ajuda a compartilhar essas partes de nossas vidas. Ao entender como usar os verbos nesse tempo verbal, você poderá contar a alguém de outro país sobre seu dia a dia ou entender quando alguém lhe contar sobre o deles em inglês! Isso não é incrível?

Exercícios introdutórios

Escreva cinco frases sobre coisas que você faz TODOS os dias. Use o 'Presente Simples' em inglês. Lembre-se: com 'I', 'you', 'we', 'they', o verbo não muda, mas com 'he', 'she', 'it', adicione um 's' no final.

Transforme as frases: 'I study.' em 'She ___.' e 'They play.' em 'He ___.' Não esqueça a regrinha do 's'!

Escolha um verbo e escreva uma frase com cada pronome pessoal no 'Presente Simples'. Veja um exemplo com o verbo 'jump': 'I jump', 'You jump', 'He jumps', 'She jumps', 'It jumps', 'We jump', 'They jump'.

Complete a frase: 'The sun _____ in the east and sets in the west.' Use o 'Presente Simples' do verbo 'rise'.

Desenhe sua rotina da manhã e escreva uma frase em inglês com 'Presente Simples' para cada parte do desenho.

Projetos e Pesquisas

Projeto de Pesquisa: A música pode ser uma ótima maneira de aprender! Escolha uma música em inglês que use o 'Presente Simples' e aprenda a cantá-la. Preste atenção nos verbos e como eles são usados com diferentes sujeitos. Depois, compartilhe a música com a turma e explique o uso dos verbos que você observou.

Ampliando

Alguma vez você já imaginou como seria ensinar inglês para alguém do seu tamanho de outro país? Quando aprendemos mais sobre os verbos e como usá-los, podemos fazer exatamente isso! Pense em como usar o 'Presente Simples' para falar sobre jogos, desenhos animados favoritos ou até mesmo sobre a comida que mais gosta. E mais, sabia que em outros países como os Estados Unidos e a Inglaterra, crianças da sua idade também estão aprendendo a falar sobre as mesmas coisas usando o 'Presente Simples'? Então, ao aprendermos, estamos nos conectando com crianças no mundo inteiro!

Conclusão

Conclusões

Chegamos ao final da nossa viagem pelo mundo do 'Presente Simples' na língua inglesa, e é o momento de amarrar as pontas soltas! Primeiramente, descobrimos que este tempo verbal é essencial para expressar ações que acontecem com frequência, ou seja, aquelas que fazem parte da nossa rotina diária. Aprendemos que, dependendo de quem está realizando a ação, o verbo pode se manter na sua forma base ou ganhar um 's' no final – uma regrinha simples, mas muito importante para falar e escrever corretamente. Também vimos que verbos como 'to be' mudam um pouco mais, mas com prática, tudo fica claro e fácil!

Em segundo lugar, exploramos exemplos que tornam o entendimento prático do 'Presente Simples' mais próximo do nosso dia a dia. Falamos sobre o sol que 'rises' no leste, sobre acordar, ir à escola e brincar com os amigos. Com esses exemplos, ficou evidente como utilizar esse tempo verbal de maneira correta e como ele é presente em tantas situações comuns.

Por último, encorajamos a reflexão sobre como seria contar sobre o nosso dia em inglês e como é gratificante poder compartilhar nossa rotina e hobbies com pessoas de outras partes do mundo. O 'Presente Simples' é uma ferramenta comunicativa poderosa que nos ajuda a estabelecer conexões globais e compreender melhor a rotina de outras pessoas. Portanto, dominar o 'Presente Simples' não é apenas uma questão de aprender gramática, mas também um passo para se tornar um cidadão mais conectado com o mundo. Keep practicing and you'll be a 'Presente Simples' pro in no time!

Ver mais
Discipline logo

Inglês

Vocabulário: Núcleo Familiar

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o vocabulário relacionado ao núcleo familiar em inglês. Isso inclui palavras como "mother", "father", "brother", "sister", "grandmother", "grandfather", "aunt", "uncle" e "cousin".

  2. Introduzir a estrutura gramatical utilizada para descrever o núcleo familiar em inglês. Isso inclui frases simples como "This is my father", "She is my grandmother" e "He is my brother".

  3. Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e usar o vocabulário e a estrutura gramatical aprendidos em situações cotidianas. Isso pode incluir atividades de conversação, jogos de memória e exercícios de preenchimento de lacunas.

Ao final desta etapa, os alunos devem ser capazes de identificar e descrever membros da família em inglês, usando o vocabulário e a estrutura gramatical corretos. Eles também devem ser capazes de aplicar esse conhecimento em situações práticas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão: O professor inicia a aula relembrando alguns vocabulários e estruturas gramaticais básicas já aprendidas pelos alunos, como cores, números e nomes de animais. Isso servirá como uma base para o novo conteúdo que será apresentado.

  2. Situações Problema: O professor propõe duas situações problemas que envolvam o núcleo familiar. Por exemplo, "Imagine que você foi viajar e conheceu uma criança que fala inglês. Como você descreveria sua família para ela?" e "Seus pais estão conversando com um casal de estrangeiros. Como você apresentaria sua irmã para eles em inglês?". Isso serve para contextualizar a importância do conteúdo que será aprendido.

  3. Contextualização: O professor explica que conhecer o vocabulário e a estrutura gramatical relacionados ao núcleo familiar é importante para se comunicar com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, além de ajudar a entender melhor músicas, filmes e livros em inglês.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre como as famílias são diferentes ao redor do mundo. Por exemplo, na cultura chinesa, é comum que várias gerações vivam juntas na mesma casa, incluindo avós, pais e filhos. Já na cultura brasileira, é mais comum que cada família tenha sua própria casa. Outra curiosidade pode ser sobre os diferentes nomes que os membros da família podem ter em inglês, como "aunt" para tia e "cousin" para primo/prima.

  5. Introdução ao Tópico: O professor introduz o tópico da aula, explicando que os alunos irão aprender a descrever o núcleo familiar em inglês. Ele pode fazer isso mostrando uma imagem de uma família e apontando para cada membro da família enquanto diz o nome em inglês. Por exemplo, "This is the mother. This is the father. This is the brother. This is the sister." Ao fazer isso, o professor também pode enfatizar o uso de pronomes para se referir aos membros da família, como "she" para mãe e "he" para pai e irmãos.

  6. Transição: O professor explica que os alunos irão explorar mais sobre o núcleo familiar em inglês através de um vídeo e de atividades interativas. Ele ressalta que eles terão a oportunidade de praticar o que aprenderam e tirar dúvidas durante a aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Esta etapa da aula consiste em atividades que ajudam os alunos a entender e aplicar o vocabulário e a estrutura gramatical do núcleo familiar em inglês. As atividades são projetadas para serem interativas, lúdicas e envolventes, criando um ambiente divertido de aprendizado. O professor pode escolher uma ou mais das atividades sugeridas de acordo com o tempo disponível.

  1. Jogo da Memória da Família: O professor prepara cartas com imagens de diferentes membros da família (pai, mãe, irmão, irmã, avô, avó, tio, tia e primo/prima) e seus respectivos nomes em inglês. As cartas são embaralhadas e colocadas com a face para baixo. Os alunos, em pares, devem então virar duas cartas e tentar fazer uma correspondência entre a imagem e o nome em inglês. Se conseguirem, eles dizem a frase "This is my..." junto com o nome do membro da família. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido correspondidas.

  2. Dramatização Familiar: O professor divide a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo recebe uma folha com uma imagem de uma família diferente. Os alunos devem então discutir entre si e decidir qual é o papel de cada um naquela família. Eles devem usar o vocabulário e a estrutura gramatical aprendidos para descreverem a sua família em inglês. Depois, cada grupo faz uma pequena apresentação, onde um aluno se apresenta como um membro da família e os outros alunos do grupo o descrevem em inglês.

  3. Criação de Árvore Genealógica: O professor fornece para cada aluno uma folha em branco e pede que eles desenhem uma árvore genealógica simples da sua família. Em seguida, os alunos devem usar o vocabulário e a estrutura gramatical aprendidos para descreverem cada membro da sua família em inglês. Eles podem escrever o nome e a relação de parentesco ao lado de cada desenho. No final, cada aluno é convidado a apresentar a sua árvore genealógica para a turma, praticando a fala e a escuta em inglês.

  4. Caça ao Tesouro da Família: O professor esconde cartas com nomes de membros da família em inglês pela sala de aula. Os alunos, em pequenos grupos, são convidados a procurar as cartas e, ao encontrá-las, devem dizer a relação de parentesco e uma característica dessa pessoa em inglês. Por exemplo, "This is my aunt. She is very kind." Os grupos que encontrarem mais cartas corretamente ganham o jogo.

O professor deve circular pela sala durante as atividades, verificando o progresso dos alunos, reforçando o vocabulário e a estrutura gramatical quando necessário, e fazendo perguntas para estimular a reflexão e a prática.

Ao final desta etapa, os alunos devem se sentir mais confortáveis em usar o vocabulário e a estrutura gramatical do núcleo familiar em inglês de forma significativa e contextualizada.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe nas atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas conclusões, apresentando as soluções que encontraram e explicando o raciocínio por trás delas. O professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tópico. Por exemplo, "Por que vocês escolheram essa pessoa para ser a mãe/pai/irmão/etc. na dramatização familiar?" ou "Qual foi a parte mais difícil de descrever a sua família em inglês?". Esta etapa é importante para que os alunos possam aprender uns com os outros e para que o professor possa avaliar o progresso individual e coletivo.

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor faz uma revisão da teoria, destacando os pontos mais importantes que foram aplicados nas atividades. Ele pode utilizar as soluções apresentadas pelos alunos como exemplos concretos para ilustrar a teoria. Por exemplo, o professor pode apontar para a árvore genealógica de um aluno e perguntar "Quem é esse na sua família? E que relação de parentesco ele tem com você?". Ou pode apontar para uma carta no Jogo da Memória e perguntar "Quem é esse? Como você o descreveria em inglês?". O professor também pode fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos. Por exemplo, "Quem pode me dizer o que significa 'mother' em inglês?" ou "Como vocês podem dizer 'This is my sister' em inglês?".

  3. Reflexão Final: Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer isso através de duas perguntas simples: "Qual foi a parte mais divertida de aprender sobre o núcleo familiar em inglês hoje?" e "O que vocês acham que ainda precisam praticar mais?". Os alunos podem compartilhar suas respostas com a turma, se sentirem confortáveis, ou podem simplesmente refletir silenciosamente. O professor deve reforçar que aprender é um processo contínuo e que é normal ter áreas que precisam de mais prática.

  4. Feedback do Professor: Durante o retorno, o professor também deve aproveitar para dar feedback aos alunos sobre o desempenho deles durante a aula. Ele pode elogiar esforços individuais, corrigir erros de forma construtiva e incentivar a participação e a colaboração. O feedback deve ser sempre positivo, encorajador e direcionado ao desenvolvimento individual de cada aluno.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, compreendido a importância do vocabulário e da estrutura gramatical do núcleo familiar em inglês e se sentido motivados a continuar aprendendo e praticando.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo: O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o vocabulário e a estrutura gramatical relacionados ao núcleo familiar em inglês. Ele pode, por exemplo, pedir aos alunos para repetirem as frases que aprenderam durante as atividades, como "This is my mother" e "He is my brother". O professor também pode revisitar as imagens e os desenhos que os alunos fizeram durante as atividades, fazendo perguntas para verificar a compreensão. Por exemplo, "Quem pode me dizer quem é essa na sua árvore genealógica?" e "Como vocês podem descrever essa pessoa em inglês?".

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor destaca como as atividades realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar a teoria na prática. Ele pode, por exemplo, mencionar como o Jogo da Memória ajudou a consolidar o vocabulário e a estrutura gramatical, como a Dramatização Familiar estimulou a conversação em inglês e como a Criação de Árvore Genealógica promoveu a reflexão e o pensamento crítico. O professor também pode mencionar como as discussões em grupo e as apresentações permitiram aos alunos aprenderem uns com os outros e desenvolverem habilidades sociais.

  3. Materiais Extras: O professor sugere materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o núcleo familiar em inglês. Isso pode incluir vídeos, jogos online, aplicativos e livros. Por exemplo, o professor pode sugerir que os alunos assistam a um vídeo no YouTube que apresenta vocabulário sobre a família em inglês de forma divertida, ou que joguem um jogo de memória online que reforce o vocabulário aprendido. O professor também pode sugerir que os alunos pratiquem em casa descrevendo a própria família em inglês para os pais e irmãos.

  4. Importância do Assunto: Para finalizar, o professor reforça a importância de conhecer o vocabulário e a estrutura gramatical relacionados ao núcleo familiar em inglês. Ele pode explicar como esse conhecimento pode ser útil em situações do dia a dia, como em viagens para países de língua inglesa, em conversas com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, e em atividades de leitura, audição e fala em inglês. O professor também pode mencionar que aprender sobre o núcleo familiar em inglês ajuda a entender melhor a língua e a cultura inglesas, e pode ser um passo importante para aprender sobre outros tópicos, como profissões, animais de estimação, hobbies, entre outros.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam na aula, de como podem continuar aprendendo e praticando, e de como o que aprenderam é relevante para suas vidas. Eles devem se sentir motivados e confiantes para continuar explorando o mundo da língua inglesa.

Ver mais
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo