🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Gerúndio e Infinitivo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão conceitual do Gerúndio e Infinitivo: O principal objetivo da aula é que os alunos compreendam a definição, o uso e a formação do gerúndio e do infinitivo na língua inglesa. Isso inclui entender a diferença entre verbos regulares e irregulares nesses dois tempos verbais.

  2. Identificação e aplicação prática: Os alunos devem ser capazes de identificar corretamente o gerúndio e o infinitivo em contextos reais, como em textos, músicas ou diálogos. Além disso, devem ser capazes de usar esses tempos verbais corretamente em suas próprias produções escritas e orais.

  3. Desenvolvimento da fluência: Finalmente, os alunos devem ser capazes de melhorar sua fluência na língua inglesa através do uso adequado do gerúndio e infinitivo, permitindo que se expressem de maneira mais precisa e natural.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico: Ao analisar as regras e usos do gerúndio e infinitivo, os alunos serão incentivados a pensar criticamente sobre a estrutura da língua inglesa e a aplicar esse conhecimento em outros contextos gramaticais.

  • Estímulo à pesquisa e ao estudo autônomo: Como parte do processo de aprendizagem, os alunos serão incentivados a buscar informações adicionais sobre o tema, tanto na sala de aula quanto em casa, promovendo assim o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e estudo autônomo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a estrutura do verbo e os tempos verbais já estudados, como o presente simples e o passado simples. Essa revisão é essencial para que os alunos possam entender a diferença e a importância do estudo do gerúndio e infinitivo. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema que envolvem o uso do gerúndio e infinitivo. A primeira pode ser uma frase de uma música em inglês que contém o gerúndio, mas que, se traduzida literalmente, não faria sentido em português. A segunda pode ser uma frase de um diálogo em inglês em que o uso do infinitivo é essencial para a compreensão da ideia central. Essas situações têm como objetivo despertar a curiosidade dos alunos e mostrar a importância prática do que será estudado. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica que o gerúndio e o infinitivo são amplamente utilizados em diversas situações na língua inglesa, seja em conversas informais, em textos acadêmicos, em letras de músicas, entre outros. Além disso, ressalta que o uso correto desses tempos verbais é fundamental para a comunicação eficaz e para a compreensão de textos. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o gerúndio e o infinitivo. Por exemplo, pode mencionar que em inglês, ao contrário do português, é comum o uso do gerúndio após certos verbos, como "enjoy", "like", "dislike", entre outros. Além disso, pode mencionar que há alguns verbos que mudam de significado dependendo se são seguidos de gerúndio ou infinitivo, como "forget" (esquecer) e "remember" (lembrar). (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing (10 - 15 minutos): O professor divide a classe em grupos de 3 a 4 alunos. Para esta atividade, cada grupo receberá um roteiro de diálogo que contém várias lacunas a serem preenchidas com verbos no gerúndio ou infinitivo. Os diálogos podem ser sobre situações cotidianas, como fazer planos para o fim de semana, discutir hobbies, ou falar sobre experiências passadas. O objetivo é que os alunos preencham as lacunas corretamente, usando o gerúndio e o infinitivo apropriadamente.

    O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário. Após a Conclusão da atividade, cada grupo apresenta seu diálogo para a classe, permitindo que todos os alunos ouçam e pratiquem a pronúncia correta das frases. O professor deve corrigir quaisquer erros e fornecer feedback construtivo.

    Esta atividade promove a prática ativa do uso do gerúndio e infinitivo em um contexto comunicativo, além de desenvolver as habilidades de fala e escuta dos alunos.

  2. Atividade de Criação de Histórias (10 - 15 minutos): Ainda em grupos, os alunos são convidados a criar uma história curta que deve conter, no mínimo, cinco verbos no gerúndio e cinco no infinitivo. A história pode ser fictícia ou baseada em experiências pessoais dos alunos.

    O professor fornece um tempo determinado para que os grupos criem suas histórias. Após a Conclusão, cada grupo apresenta sua história para a classe. O professor deve encorajar os outros alunos a fazerem perguntas sobre a história, promovendo assim a interação e o uso contínuo dos tempos verbais estudados.

    Esta atividade tem como objetivo consolidar o entendimento dos alunos sobre o uso do gerúndio e infinitivo, além de promover a criatividade e a oralidade.

  3. Atividade de Jogo de Tabuleiro (opcional, se houver tempo disponível) (5 - 10 minutos): Se houver tempo disponível, o professor pode propor uma atividade lúdica e divertida para revisar os conceitos aprendidos. O jogo de tabuleiro pode ser criado pelo professor ou baixado da internet. Cada casa do tabuleiro contém uma pergunta ou desafio envolvendo o uso do gerúndio e infinitivo. O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro é o vencedor. Esta atividade serve para consolidar o aprendizado de forma descontraída e motivadora.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (4 - 5 minutos): O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe durante as atividades de Role-Playing e Criação de Histórias. O professor incentiva os alunos a compartilharem suas experiências, desafios e aprendizados. Isso pode incluir quaisquer dificuldades que tiveram em identificar e usar corretamente o gerúndio e o infinitivo, quais estratégias usaram para superar essas dificuldades, e como a atividade prática os ajudou a entender melhor esses tempos verbais. O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas abertas e encorajando todos os alunos a participar.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Após a discussão, o professor faz uma breve recapitulação dos conceitos teóricos relacionados ao gerúndio e infinitivo. O professor pode, por exemplo, destacar as regras específicas de formação e uso desses tempos verbais, e como essas regras foram aplicadas durante as atividades práticas. O professor deve enfatizar que a prática é fundamental para consolidar o aprendizado teórico e para desenvolver habilidades linguísticas eficazes.

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:

    • Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia ou em futuros estudos de inglês?

    Os alunos têm um minuto para refletir em silêncio e, em seguida, são convidados a compartilhar suas respostas com a classe. O professor deve incentivar a participação de todos e fornecer feedback positivo e construtivo.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos): Finalmente, o professor fornece um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e áreas para melhoria. O professor também responde a quaisquer perguntas não resolvidas e reforça a importância do estudo contínuo e da prática para o domínio dos tempos verbais em inglês. O professor encoraja os alunos a revisarem o conteúdo da aula em casa e a procurarem esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (1 - 2 minutos): O professor resume os pontos-chave abordados durante a aula, reforçando a definição, usos e formação do gerúndio e infinitivo na língua inglesa. Além disso, relembra as principais regras e diferenças entre os verbos regulares e irregulares nesses tempos verbais. O professor também destaca os principais aprendizados das atividades práticas, reforçando a importância do uso correto desses tempos verbais para a comunicação efetiva em inglês.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 minuto): O professor ressalta como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações reais do gerúndio e infinitivo. Relembra as atividades de Role-Playing e Criação de Histórias, que permitiram aos alunos praticar o uso desses tempos verbais em contextos reais e significativos. Também destaca como as situações-problema apresentadas no início da aula foram resolvidas através da aplicação dos conhecimentos adquiridos.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugere materiais adicionais para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre o gerúndio e infinitivo. Esses materiais podem incluir sites, vídeos, exercícios online, entre outros. O professor também pode indicar a leitura de textos, músicas e diálogos em inglês que contenham o uso desses tempos verbais, incentivando os alunos a identificá-los e analisá-los.

  4. Relevância do Conteúdo (1 minuto): Por fim, o professor destaca a importância do gerúndio e infinitivo para a comunicação efetiva em inglês. Explica que esses tempos verbais são amplamente usados em contextos cotidianos, como ao falar sobre hobbies, planos futuros, experiências passadas, entre outros. Reforça que o domínio desses tempos verbais permite aos alunos se expressarem de maneira mais precisa e natural em inglês, seja em conversas informais, em situações acadêmicas, ou mesmo em testes e exames de proficiência.

    O professor também ressalta que o estudo do gerúndio e infinitivo não se limita à sala de aula, mas pode ser aplicado em diversos contextos da vida diária e profissional. Portanto, encoraja os alunos a continuarem praticando e a aplicarem esses conhecimentos em seu dia a dia, para que se tornem cada vez mais fluentes e confiantes na língua inglesa.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies