Entrar

Plano de aula de Transitividade Verbal, Nominal e Verbos de Ligação

Português

Original Teachy

Transitividade Verbal, Nominal e Verbos de Ligação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Transitividade Verbal, Nominal e Verbos de Ligação

Palavras ChaveTransitividade verbal, Transitividade nominal, Verbos de ligação, Atividades práticas, Redação, Gramática interativa, Análise crítica, Comunicação eficaz, Contextualização real, Trabalho em grupo, Aplicação teórica, Discussão reflexiva
Materiais NecessáriosPapel, Canetas, Projetor, Computador, Acesso à internet, Câmera (para atividade Cinegramática), Cenários e figurinos (para atividade Cinegramática), Enigmas impressos (para atividade O Detetive Gramatical)
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos tem como finalidade guiar a estruturação da aula, focando em resultados claros e mensuráveis. Estabelecer objetivos específicos é crucial para que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão clara do que se espera alcançar ao final da sessão. Isso também ajuda a manter o foco nas atividades práticas que consolidam o conhecimento prévio dos alunos e aprofundam a compreensão dos conceitos de transitividade verbal e nominal, e verbos de ligação.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar os tipos de transitividade verbal (transitiva direta, transitiva indireta e intransitiva) e nominal (complemento nominal e objeto indireto) em frases complexas.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer verbos de ligação e seu papel na oração, que não expressam uma ação direta, mas sim um estado ou classificação.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a análise crítica de textos e frases para identificar os componentes de transitividade e verbos de ligação.
  2. Promover a interação e discussão em grupo para a solidificação do aprendizado através da troca de ideias e exemplos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente e para contextualizar a importância dos conceitos de transitividade verbal e nominal, e verbos de ligação, em situações reais e práticas. As situações problema propostas incentivam os alunos a aplicar o conhecimento de forma crítica e criativa, enquanto a contextualização destaca a relevância dos conceitos no cotidiano e em contextos formais, preparando o terreno para uma aprendizagem mais profunda e significativa.

Situações Problema

1. Imagine que um jornalista precisa redigir um artigo sobre um acidente. Ele quer descrever a ação e quem a realiza, mas também precisa incluir informações sobre o estado das vítimas. Como ele poderia usar os conceitos de transitividade verbal e verbos de ligação para estruturar o texto de maneira clara e informativa?

2. Um estudante está escrevendo uma carta de desculpas para um amigo. Ele quer expressar claramente suas intenções e sentimentos, mas não sabe se deve usar um verbo de ligação ou um verbo transitivo. Como a identificação correta dos tipos de verbos pode ajudá-lo a melhorar a clareza e a efetividade de sua comunicação?

Contextualização

Transitividade verbal e nominal, assim como verbos de ligação, são fundamentais não apenas na gramática, mas também na comunicação eficaz do dia a dia. Por exemplo, saber usar corretamente verbos de ligação ajuda a expressar estados emocionais ou condições físicas de forma mais precisa. Além disso, em contextos mais formais, como na redação de textos acadêmicos ou profissionais, a utilização correta desses tipos de verbos pode determinar a clareza do texto e a correção gramatical. Portanto, entender e aplicar esses conceitos é crucial para qualquer pessoa que deseje se comunicar de forma eficaz e coerente.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento tem como finalidade proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar de maneira prática e contextualizada os conceitos de transitividade verbal e nominal, e verbos de ligação. As atividades sugeridas são projetadas para serem interativas, promovendo a colaboração entre os alunos e o uso criativo da gramática em situações reais ou simuladas. Esta abordagem não só reforça o aprendizado teórico como também desenvolve habilidades de redação, expressão oral e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Jornalista Investigativo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de transitividade verbal e nominal em um contexto prático e realista, desenvolvendo habilidades de redação e análise crítica.

- Descrição: Os alunos, em grupos de até 5 pessoas, assumirão o papel de jornalistas que precisam escrever um artigo sobre um evento recente na escola. Eles devem usar verbos que expressem ação, mas também descrever o estado das pessoas envolvidas. O desafio é aplicar corretamente os conceitos de transitividade verbal e nominal, evitando erros comuns e garantindo precisão na informação.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Escolher um evento recente na escola para servir de base para o artigo (por exemplo, uma competição esportiva ou um projeto de voluntariado).

  • Cada grupo deve redigir um artigo de no máximo 1 página, utilizando verbos transitivos e intransitivos, além de verbos de ligação para descrever ações e estados.

  • Revisar o artigo em grupo, verificando se cada verbo está sendo usado corretamente de acordo com sua transitividade.

  • Apresentar o artigo para a turma, explicando as escolhas verbais e como elas se aplicam aos conceitos estudados.

Atividade 2 - Cinegramática

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de maneira criativa e divertida o uso dos verbos de ligação e a transitividade verbal e nominal, consolidando o entendimento teórico por meio da prática.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos, divididos em grupos, irão criar pequenos roteiros de cinema. Cada roteiro deve conter diálogos onde os personagens utilizam verbos de ligação e transitividade verbal e nominal de forma correta. Posteriormente, os grupos irão encenar seus roteiros, promovendo uma compreensão prática do uso desses verbos.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um cenário e personagens para seu curta-metragem.

  • Escrever um roteiro que inclua diálogos com verbos de ligação e verbos transitivos e intransitivos.

  • Praticar a encenação do roteiro, prestando atenção ao uso correto dos verbos.

  • Apresentar o curta para a turma, seguido de uma discussão sobre o uso dos verbos e a compreensão dos conceitos.

Atividade 3 - O Detetive Gramatical

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e aplicação de conceitos de transitividade verbal e nominal e verbos de ligação em um contexto de resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, serão detetives gramaticais e terão que desvendar enigmas e problemas que envolvem o uso correto de verbos de ligação e transitividade. Cada enigma resolvido corretamente leva a uma nova pista, até a resolução do grande mistério.

- Instruções:

  • Dividir a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Entregar a cada grupo um conjunto de enigmas relacionados a transitividade verbal e nominal e verbos de ligação.

  • Cada enigma resolvido corretamente dá uma nova pista para o próximo enigma.

  • O primeiro grupo a resolver todos os enigmas e o mistério final é o vencedor.

  • Debater as respostas e os conceitos ao final da atividade.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado prático dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre a aplicação dos conceitos de transitividade verbal e nominal e verbos de ligação em contextos reais e simulados. A discussão em grupo ajuda a identificar áreas de confusão ou dificuldade e permite que os alunos compartilhem estratégias bem-sucedidas, promovendo um entendimento mais profundo e colaborativo do tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos de transitividade verbal e nominal e verbos de ligação em contextos práticos, gostaríamos de ouvir de cada grupo as principais descobertas e desafios encontrados. Compartilhar essas experiências ajudará a consolidar o aprendizado e a entender como os conceitos foram aplicados de maneiras diversas e criativas.' Encoraje cada grupo a apresentar brevemente o que produziu e a discutir as estratégias que utilizaram para resolver os desafios propostos nas atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar os conceitos de transitividade verbal e nominal e verbos de ligação nas atividades?

2. Como a utilização correta dos verbos melhorou a clareza e a eficácia da comunicação nos textos ou encenações?

3. Houve algum momento durante as atividades em que a classificação dos verbos foi particularmente complexa? Como vocês resolveram isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é assegurar que os alunos tenham uma visão clara e consolidada dos conceitos abordados durante a aula. Recapitular os pontos chave ajuda a reforçar o aprendizado e a garantir que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações futuras. Além disso, ressaltar a importância prática dos conceitos reforça a relevância do estudo da gramática no cotidiano dos estudantes.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre transitividade verbal e nominal, e verbos de ligação, destacando as diferentes categorias e exemplos práticos utilizados pelos alunos nas atividades. É essencial recapitular as definições de cada tipo de verbo e como eles se aplicam em contextos variados.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas e contextos reais de aplicação. Os alunos puderam ver como a teoria estudada previamente se traduz em prática, seja na redação de artigos, na criação de roteiros ou na resolução de enigmas, o que fortaleceu o entendimento e a aplicação dos conceitos.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância dos verbos de ligação e da transitividade verbal e nominal no dia a dia dos alunos. A correta aplicação desses conceitos não só melhora a clareza e a eficácia da comunicação, mas também é fundamental em contextos acadêmicos e profissionais, onde a precisão linguística é valorizada.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies