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Projeto: A Arte de Dar e Receber Feedback: O Show de Debate

Clube de Debates

Original Teachy

Feedback e Melhoria: Como dar e receber feedback construtivo

Contextualização

Introdução ao Feedback

Feedback √© uma pr√°tica de comunica√ß√£o humana t√£o antiga quanto a pr√≥pria hist√≥ria. Desde os primeiros tempos, os humanos t√™m usado o feedback para melhorar, crescer e se adaptar √†s circunst√Ęncias em constante mudan√ßa. Em um sentido amplo, o feedback pode ser descrito como uma informa√ß√£o que retorna √† pessoa sobre seu comportamento ou desempenho. Esta avalia√ß√£o cont√≠nua ajuda a entender os pontos fortes e as √°reas que necessitam de melhoria.

Feedback Construtivo

Nesse sentido, o feedback construtivo √© uma informa√ß√£o fornecida de maneira efetiva, intencional e positiva, com o objetivo de auxiliar o receptor em seu crescimento e aprendizado. N√£o se trata de simplesmente apontar falhas ou criticar - mas sim de oferecer uma orienta√ß√£o valiosa que permita ao indiv√≠duo expandir suas habilidades e compet√™ncias. √Č em sua ess√™ncia, um mecanismo de aprendizado e desenvolvimento.

Diferença entre Feedback Positivo e Negativo

√Č importante tamb√©m entender a diferen√ßa entre feedback positivo e negativo. O feedback positivo envolve encorajamento, refor√ßo de comportamentos desej√°veis e reconhecimento de conquistas. J√° o feedback negativo, que muitas vezes pode ser mal interpretado como cr√≠tica, tem a inten√ß√£o de alertar sobre comportamentos que precisam ser mudados ou melhorados. √Č importante entender como dar e receber ambos os tipos de feedback de maneira construtiva.

Relev√Ęncia do Feedback no Mundo Real

Import√Ęncia do Feedback

Em ambientes acadêmicos, profissionais e pessoais, o feedback tem um papel fundamental no crescimento individual e coletivo. A capacidade de dar e receber feedback de maneira eficaz é uma habilidade crucial que permite a aprendizagem contínua, a adaptação e o aprimoramento de habilidades e competências.

Feedback no Clube de Debates

Precisamente em um clube de debates, o feedback é a chave para aprimorar argumentos, refinar estratégias e melhorar o desempenho geral do time. Ao ouvir a perspectiva dos outros sobre seu desempenho, os debatentes podem obter insights valiosos sobre o que precisam fazer para se tornarem ainda mais eficazes. Portanto, saber dar e receber feedback é um ativo inestimável para qualquer debatente.

Materiais Extra

  1. [Como dar e receber Feedback] Este vídeo TED Talk discute o valor do feedback e fornece dicas práticas sobre como dar e receber feedback construtivo.

  2. [O feedback eficaz] Este artigo da Harvard Business Review examina por que algumas estratégias de feedback funcionam e outras não.

  3. [Dando e Recebendo Feedback] Este artigo da Psychology Today discute a arte de dar e receber feedback.

Atividade Pr√°tica

A Arte de Dar e Receber Feedback: O Show de Debate

Objetivo do Projeto

Explorar a import√Ęncia e a efic√°cia do feedback construtivo na melhoria cont√≠nua dos candidatos ao clube de debates. Os alunos ir√£o participar e vivenciar todo o ciclo de feedback: da prepara√ß√£o e apresenta√ß√£o de um debate at√© a recep√ß√£o e incorpora√ß√£o de feedback de seus pares.

Materiais necess√°rios

  1. Espaço que possa ser usado como um palco de debate.
  2. C√Ęmera para a grava√ß√£o das sess√Ķes de debate (um smartphone √© suficiente).
  3. Documento compartilhado no Google Docs para feedbacks escritos.
  4. Referências e materiais educativos como artigos, vídeos e livros sobre feedback e debate.

Descrição Detalhada do Projeto:

O projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos, onde cada grupo terá um mês para concluir a tarefa. O projeto foi projetado para durar de 5 a 10 horas por aluno participante e é dividido em duas partes principais: a preparação e a realização do debate seguida de rodadas de feedback.

Preparação e Realização do Debate:

  1. Cada grupo será responsável por preparar e realizar um debate sobre um tópico escolhido livremente entre os membros do time.
  2. Durante a preparação do debate, os estudantes devem usar as técnicas de argumentação aprendidas no Clube de Debates.
  3. O debate será registrado em vídeo para que todos os participantes consigam assistir e avaliar depois.
  4. Cada membro do grupo terá um papel específico no debate (apresentador, debatente, oposição, etc.).

Rodadas de Feedback:

  1. Após a realização do debate, todos os grupos irão assistir ao vídeo de cada grupo e preparar:
    • Feedback individual escrito, que dever√° ser compartilhado de forma an√īnima em um documento compartilhado do Google Docs.
    • Feedback coletivo oral, que ser√° dado em uma reuni√£o virtual do clube de debates.
  2. Os alunos devem levar em consideração os pontos fortes e áreas de melhoria de cada membro do grupo, bem como dos demais grupos, com ênfase em como esses pontos podem ser aplicados e incorporados no contextos futuros de debates.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

Preparação e Realização do Debate:

  1. Dividam os membros do Clube de Debates em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo escolhe um tópico para debater.
  3. Planeje e prepare o debate com base no tópico escolhido.
  4. Realize o debate e grave a sessão em vídeo.

Rodadas de feedback:

  1. Compartilhe o vídeo do debate com todos os membros do Clube de Debates.
  2. Cada membro, assiste ao vídeo de cada grupo e prepara feedbacks.
  3. Compartilhe o feedback escrito an√īnimo no documento compartilhado do Google Docs.
  4. Realize uma reuni√£o virtual onde todos os membros do clube possam fornecer feedback oral coletivo para cada grupo.

Entreg√°veis do Projeto

  1. Vídeo do debate: Um vídeo de alta qualidade do debate do grupo.
  2. Feedback escrito: Um documento compartilhado no Google Docs com feedbacks escritos de cada membro do Clube de Debates para todos os grupos.
  3. Relat√≥rio final: Um relat√≥rio final que contextualiza o projeto, descreve a prepara√ß√£o e realiza√ß√£o do debate, a metodologia usada para o feedback, os resultados do feedback e as conclus√Ķes gerais sobre o projeto, bem como a bibliografia utilizada.

O relat√≥rio deve integrar o projeto demonstrando como o feedback foi usado para melhorar a qualidade do debate. Deve haver se√ß√Ķes espec√≠ficas no relat√≥rio que focam na prepara√ß√£o, no debate em si, e como o feedback foi dado e recebido, juntamente com o impacto deste no desempenho final dos debates. A bibliografia deve incluir todas as refer√™ncias e recursos usados durante a prepara√ß√£o do debate e a constru√ß√£o do feedback.

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