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Projeto: A Arte de Dar e Receber Feedback: O Show de Debate

Clube de Debates

Original Teachy

Feedback e Melhoria: Como dar e receber feedback construtivo

Contextualização

Introdução ao Feedback

Feedback é uma prática de comunicação humana tão antiga quanto a própria história. Desde os primeiros tempos, os humanos têm usado o feedback para melhorar, crescer e se adaptar às circunstâncias em constante mudança. Em um sentido amplo, o feedback pode ser descrito como uma informação que retorna à pessoa sobre seu comportamento ou desempenho. Esta avaliação contínua ajuda a entender os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhoria.

Feedback Construtivo

Nesse sentido, o feedback construtivo é uma informação fornecida de maneira efetiva, intencional e positiva, com o objetivo de auxiliar o receptor em seu crescimento e aprendizado. Não se trata de simplesmente apontar falhas ou criticar - mas sim de oferecer uma orientação valiosa que permita ao indivíduo expandir suas habilidades e competências. É em sua essência, um mecanismo de aprendizado e desenvolvimento.

Diferença entre Feedback Positivo e Negativo

É importante também entender a diferença entre feedback positivo e negativo. O feedback positivo envolve encorajamento, reforço de comportamentos desejáveis e reconhecimento de conquistas. Já o feedback negativo, que muitas vezes pode ser mal interpretado como crítica, tem a intenção de alertar sobre comportamentos que precisam ser mudados ou melhorados. É importante entender como dar e receber ambos os tipos de feedback de maneira construtiva.

Relevância do Feedback no Mundo Real

Importância do Feedback

Em ambientes acadêmicos, profissionais e pessoais, o feedback tem um papel fundamental no crescimento individual e coletivo. A capacidade de dar e receber feedback de maneira eficaz é uma habilidade crucial que permite a aprendizagem contínua, a adaptação e o aprimoramento de habilidades e competências.

Feedback no Clube de Debates

Precisamente em um clube de debates, o feedback é a chave para aprimorar argumentos, refinar estratégias e melhorar o desempenho geral do time. Ao ouvir a perspectiva dos outros sobre seu desempenho, os debatentes podem obter insights valiosos sobre o que precisam fazer para se tornarem ainda mais eficazes. Portanto, saber dar e receber feedback é um ativo inestimável para qualquer debatente.

Materiais Extra

  1. [Como dar e receber Feedback] Este vídeo TED Talk discute o valor do feedback e fornece dicas práticas sobre como dar e receber feedback construtivo.

  2. [O feedback eficaz] Este artigo da Harvard Business Review examina por que algumas estratégias de feedback funcionam e outras não.

  3. [Dando e Recebendo Feedback] Este artigo da Psychology Today discute a arte de dar e receber feedback.

Atividade Prática

A Arte de Dar e Receber Feedback: O Show de Debate

Objetivo do Projeto

Explorar a importância e a eficácia do feedback construtivo na melhoria contínua dos candidatos ao clube de debates. Os alunos irão participar e vivenciar todo o ciclo de feedback: da preparação e apresentação de um debate até a recepção e incorporação de feedback de seus pares.

Materiais necessários

  1. Espaço que possa ser usado como um palco de debate.
  2. Câmera para a gravação das sessões de debate (um smartphone é suficiente).
  3. Documento compartilhado no Google Docs para feedbacks escritos.
  4. Referências e materiais educativos como artigos, vídeos e livros sobre feedback e debate.

Descrição Detalhada do Projeto:

O projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos, onde cada grupo terá um mês para concluir a tarefa. O projeto foi projetado para durar de 5 a 10 horas por aluno participante e é dividido em duas partes principais: a preparação e a realização do debate seguida de rodadas de feedback.

Preparação e Realização do Debate:

  1. Cada grupo será responsável por preparar e realizar um debate sobre um tópico escolhido livremente entre os membros do time.
  2. Durante a preparação do debate, os estudantes devem usar as técnicas de argumentação aprendidas no Clube de Debates.
  3. O debate será registrado em vídeo para que todos os participantes consigam assistir e avaliar depois.
  4. Cada membro do grupo terá um papel específico no debate (apresentador, debatente, oposição, etc.).

Rodadas de Feedback:

  1. Após a realização do debate, todos os grupos irão assistir ao vídeo de cada grupo e preparar:
    • Feedback individual escrito, que deverá ser compartilhado de forma anônima em um documento compartilhado do Google Docs.
    • Feedback coletivo oral, que será dado em uma reunião virtual do clube de debates.
  2. Os alunos devem levar em consideração os pontos fortes e áreas de melhoria de cada membro do grupo, bem como dos demais grupos, com ênfase em como esses pontos podem ser aplicados e incorporados no contextos futuros de debates.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

Preparação e Realização do Debate:

  1. Dividam os membros do Clube de Debates em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo escolhe um tópico para debater.
  3. Planeje e prepare o debate com base no tópico escolhido.
  4. Realize o debate e grave a sessão em vídeo.

Rodadas de feedback:

  1. Compartilhe o vídeo do debate com todos os membros do Clube de Debates.
  2. Cada membro, assiste ao vídeo de cada grupo e prepara feedbacks.
  3. Compartilhe o feedback escrito anônimo no documento compartilhado do Google Docs.
  4. Realize uma reunião virtual onde todos os membros do clube possam fornecer feedback oral coletivo para cada grupo.

Entregáveis do Projeto

  1. Vídeo do debate: Um vídeo de alta qualidade do debate do grupo.
  2. Feedback escrito: Um documento compartilhado no Google Docs com feedbacks escritos de cada membro do Clube de Debates para todos os grupos.
  3. Relatório final: Um relatório final que contextualiza o projeto, descreve a preparação e realização do debate, a metodologia usada para o feedback, os resultados do feedback e as conclusões gerais sobre o projeto, bem como a bibliografia utilizada.

O relatório deve integrar o projeto demonstrando como o feedback foi usado para melhorar a qualidade do debate. Deve haver seções específicas no relatório que focam na preparação, no debate em si, e como o feedback foi dado e recebido, juntamente com o impacto deste no desempenho final dos debates. A bibliografia deve incluir todas as referências e recursos usados durante a preparação do debate e a construção do feedback.

Iara Tip

DICA DA IARA

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