Professor(a), crie listas de exercícios e provas em minutos!

Acesse gratuitamente mais de 200.000 de questões com gabarito comentado, crie listas, planos de aula e provas com a Teachy.

Cadastro Gratuito

Disciplina: Matemática

Questão de: Conjuntos: Introdução

Fonte: Originais Teachy

Grau de dificuldade: Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Matemática

Em uma escola, os alunos do 8° ano estão organizando uma feira de ciências. Eles decidiram criar projetos com temas interdisciplinares, e um grupo optou por trabalhar com a matemática e a biologia. Para isso, eles planejam estudar a relação entre as espécies de árvores em um parque e os conjuntos matemáticos. Eles observaram que, em uma área específica do parque, há quatro espécies predominantes de árvores: Carvalho, Pinheiro, Eucalipto e Cerejeira. O grupo decidiu nomear um conjunto para cada uma dessas espécies: C = {Carvalho}, P = {Pinheiro}, E = {Eucalipto} e R = {Cerejeira}. Além disso, eles notaram que algumas árvores são comuns a dois tipos de solo diferentes, que eles chamaram de solo A e solo B. No solo A, as árvores Carvalho e Pinheiro são predominantes, e no solo B, as árvores Eucalipto e Cerejeira são as mais comuns. Com base nessa observação, responda: 1. Qual é o conjunto de árvores que pertencem tanto ao solo A quanto ao solo B? 2. Se um biólogo deseja estudar apenas as árvores que são exclusivas do solo A, qual é o conjunto que representa essas árvores? Justifique suas respostas com base nas operações de união, interseção e diferença de conjuntos.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.

Gabarito disponível apenas para professores cadastrados.
Faça cadastro na Teachy e tenha acesso já!

Conjuntos: Introdução
Originais Teachy
Quem busca por esse tema, também viu essas questões...
Questão 1:

Fácil

Question illustration
Conjuntos: Introdução
Fonte: CMRJ
Questão 2:

Média

Pedro e Ana brincam de colecionar cartas de cogumelos do universo dos games em seu tempo livre. Pedro tem um conjunto de cartas de cogumelos vermelhos, enquanto Ana tem um conjunto de cartas de cogumelos azuis e alguns vermelhos. Os conjuntos estão representados por: Veronica = {A, C, D} e Patricia = {A, B, E}. a) Qual a união dos conjuntos de Pedro e Ana (Veronica ∪ Patricia)? b) Qual é a interseção dos conjuntos de Pedro e Ana (Veronica ∩ Patricia)? c) Em relação a pertinência, qual ou quais elemento(s) do conjunto Veronica não pertencem ao conjunto Patricia?
Conjuntos: Introdução
Originais Teachy
Questão 3:

Difícil

O prefeito de uma cidade deseja construir uma rodovia para dar acesso a outro município. Para isso, foi aberta uma licitação na qual concorreram duas empresas. A primeira cobrou R$ 100.000,00 por km construído, acrescidos de um valor fixo de R$ 350.000,00, enquanto a segunda cobrou R$ 120.000,00 por km construído, acrescidos de um valor fixo de R$ 150.000,00. As duas empresas apresentam o mesmo padrão de qualidade dos serviços prestados, mas apenas uma delas poderá ser contratada. Do ponto de vista econômico, qual equação possibilitaria encontrar a extensão da rodovia que tornaria indiferente para a prefeitura escolher qualquer uma das propostas apresentadas?
Equação do Primeiro Grau - EM13MAT302
Fonte: ENEM
Questão 4:

Difícil

Uma empresa de tecnologia está analisando o desempenho de seus produtos em diferentes regiões do país. Para isso, eles coletaram dados de vendas mensais de um determinado produto em 5 cidades (A, B, C, D e E) durante 12 meses. As vendas foram expressas em milhares de unidades. A média de vendas do produto em cada cidade foi calculada e, em seguida, a média das médias foi obtida para representar o desempenho geral do produto no mercado. No entanto, um analista sugeriu que essa média de médias pode não ser uma medida adequada para representar o desempenho geral, pois a distribuição das vendas pode ser muito diferente entre as cidades. Considerando que a distribuição de vendas é mais importante do que a média das médias, responda: 1) Calcule a média aritmética e a média geométrica das médias mensais de vendas em cada cidade. 2) Discuta a diferença entre essas duas medidas de centralidade e a validade da sugestão do analista em relação ao uso da média geoméica para representar o desempenho geral do produto no mercado.
Estatística: Médias
Originais Teachy
Gostou dessas questões? Temos mais de 100 mil como essas para você, professor!
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo