Entrar

Projeto: A Ilha dos Livros Misteriosos

Português

Original Teachy

''EF05LP09''

Leitura e Compreensão do Texto

Contextualização

Olá, turma! Estamos prestes a embarcar em uma jornada emocionante pelo mundo da leitura e compreensão de texto. Vocês sabiam que a capacidade de ler e entender um texto é uma habilidade que usamos todos os dias? Sim, é verdade! Quando você lê as instruções em um livro de receitas ou as regras de um jogo, por exemplo, está praticando a leitura e a compreensão de texto.

A leitura e a compreensão do texto são habilidades fundamentais que utilizamos em todas as disciplinas da escola e até mesmo fora dela, em nossas vidas diárias. Ao ler um texto, não estamos apenas decifrando palavras, mas também buscando entender o que o autor quer nos dizer. E esse é o ponto-chave da compreensão de texto: não é apenas sobre a leitura em si, mas sim sobre entender o que lemos.

Introdução

Para compreender um texto, precisamos de várias habilidades. Uma delas é a decodificação, que é a capacidade de transformar as letras em sons e as sílabas em palavras. Outra habilidade importante é a fluência, que é a capacidade de ler de forma rápida, precisa e com entonação adequada. Além disso, a vocabulário é essencial, pois precisamos conhecer o significado das palavras para entender o texto.

Mas a compreensão de texto vai além dessas habilidades. Também precisamos de conhecimento prévio - as informações que já temos sobre o assunto do texto - e de estratégias de leitura - as técnicas que usamos para entender o texto. Por exemplo, podemos fazer perguntas a nós mesmos enquanto lemos, ou podemos fazer conexões entre o texto e nossas experiências pessoais.

Neste projeto, vamos explorar todas essas habilidades. Vocês irão trabalhar em grupos para ler, discutir e entender diferentes tipos de textos. Vamos também praticar o uso do dicionário, a elaboração de perguntas sobre o texto, a identificação de informações principais e secundárias, e muito mais. Estão prontos para a aventura? Então, vamos lá!

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Ilha dos Livros Misteriosos"

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como objetivo desenvolver nas turmas a habilidade de leitura e compreensão de texto, além de promover o trabalho em equipe, a gestão do tempo, a criatividade e a proatividade. O objetivo final é a criação de um "Livro Mágico", que será resultado da leitura e compreensão de diferentes textos.

Descrição do Projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 participantes, irão embarcar na aventura "A Ilha dos Livros Misteriosos". Cada grupo receberá uma coleção de livros, cada um com uma história diferente. O desafio é ler as histórias, discutir em grupo e, ao final, criar um "Livro Mágico" que contará um resumo das principais histórias lidas.

Materiais Necessários:

  1. Coleção de livros (pode ser selecionada pelo professor ou escolhida pelos alunos entre os livros disponíveis na sala de aula ou na biblioteca);
  2. Papel sulfite, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura, revistas ou jornais para recorte;
  3. Fita adesiva;
  4. Computador com acesso à internet (para consulta em dicionários online, se necessário).

Passo a Passo:

  1. Formação dos Grupos e Distribuição dos Livros: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo receberá uma coleção de livros.

  2. Leitura dos Livros e Discussão em Grupo: Os grupos irão ler os livros em conjunto. É importante que todos os membros do grupo participem da leitura e da discussão. Durante a leitura, os alunos devem prestar atenção aos detalhes da história, aos personagens, ao local onde a história acontece, e assim por diante.

  3. Elaboração do "Livro Mágico": Após a leitura e a discussão, os grupos irão criar o seu "Livro Mágico". Para isso, cada grupo deve selecionar uma história para ser o tema principal do seu livro. Em seguida, os alunos devem escrever um resumo dessa história no papel sulfite. Eles podem usar desenhos, recortes de revista, adesivos, etc., para ilustrar o resumo. Lembre-se de que o resumo deve ser claro e objetivo, e deve contar apenas os principais acontecimentos da história.

  4. Apresentação do "Livro Mágico": Ao final do projeto, cada grupo irá apresentar o seu "Livro Mágico" para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar a história escolhida, mostrar as ilustrações e responder a eventuais perguntas dos colegas.

Lembre-se, o mais importante é a colaboração, a criatividade e o prazer de aprender juntos. Boa sorte, aventureiros da leitura!

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies