Contextualização
A Regra de Três é baseada numa importante propriedade da proporção, a propriedade fundamental das proporções, que afirma que o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. Essa propriedade, de fato, é o alicerce da Regra de Três, que nada mais é do que uma aplicação da proporcionalidade entre grandezas. As grandezas podem ser diretamente ou inversamente proporcionais, mas, neste projeto, vamos focar nas diretamente proporcionais.
A Regra de Três Direta é utilizada quando temos duas grandezas que são diretamente proporcionais, ou seja, quando uma aumenta, a outra também aumenta na mesma proporção. Da mesma forma, quando uma diminui, a outra também diminui na mesma proporção. Esta regra é uma ferramenta poderosa e uma das mais utilizadas para a resolução de problemas cotidianos, seja no ambiente escolar ou no dia a dia.
A matemática é uma disciplina presente em todas as esferas da vida e a regra de três é uma demonstração clara disso. Ela é utilizada em inúmeras situações cotidianas, sejam elas domésticas, profissionais ou acadêmicas. Por exemplo, ao calcular o tempo necessário para completar uma tarefa, a quantidade de ingredientes para uma receita ou a velocidade em uma viagem, você está aplicando a regra de três direta.
Para se aprofundar nos conceitos abordados aqui, você pode consultar os seguintes recursos:
- Khan Academy: Seção dedicada à regra de três (https://pt.khanacademy.org/math/cc-seventh-grade-math/cc-7th-ratios-proportions)
- Só Matemática: Artigo completo sobre regra de três direta (https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/regra-tres-simples.htm)
- Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio: Vídeo explicativo sobre regra de três (https://www.youtube.com/watch?v=H9HtOKyV2O0)
Atividade Prática: "Construindo uma Cidade Sustentável com a Regra de Três Direta"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo principal aplicar a Regra de Três Direta para resolver problemas reais relacionados à sustentabilidade urbana e, ao mesmo tempo, fomentar o trabalho em equipe, a criatividade e a resolução de problemas.
Descrição do Projeto
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 integrantes, deverão planejar e descrever a construção de uma cidade sustentável em uma folha de papel A3. Eles terão que aplicar a Regra de Três Direta para determinar a quantidade de recursos (como energia, água, alimentos etc.) necessários para a população dessa cidade, levando em conta a proporção de consumo dos recursos.
Materiais Necessários
- Folhas de papel A3;
- Lápis e Canetas coloridas;
- Régua e Compasso;
- Calculadora.
Passo a Passo
- Cada grupo deverá definir a população de sua cidade. O grupo deve justificar por que escolheu este número de habitantes.
- Identificar quantos litros de água, quilowatts de energia elétrica, quilos de alimentos, dentre outros recursos, uma pessoa utiliza por dia.
- Utilizando a Regra de Três Direta, calcular a quantidade total de cada recurso necessário para toda a população da cidade por dia. O grupo deve mostrar todos os cálculos realizados.
- Esboçar a cidade na folha de papel A3, indicando onde serão alocados os recursos (ex: local de captação de água, usina de energia, fazendas, mercados etc.).
- Após a concepção da cidade, o grupo deverá apresentar a cidade para a classe, explicando os cálculos realizados e como a Regra de Três Direta foi aplicada.
- Ao final, todos os membros do grupo deverão participar na redação de um relatório que descreva o projeto.
Entregas do Projeto
O grupo deverá entregar a folha de papel A3 contendo o desenho da cidade e um relatório que deve conter:
- Introdução: Contextualização do projeto, explicando a importância da Regra de Três Direta e seu uso no planejamento de uma cidade sustentável.
- Desenvolvimento: Explicação detalhada de todos os cálculos utilizados, juntamente com a metodologia usada para chegar a eles. Os alunos deverão explicar a relação direta entre o número de habitantes e o consumo de recursos. Além disso, o relatório deve conter uma descrição da cidade projetada e como os recursos foram alocados.
- Conclusões: Discussão sobre os resultados obtidos e a eficácia da Regra de Três Direta no planejamento da cidade. Os alunos também deverão refletir sobre a importância do trabalho em equipe e da colaboração.
- Bibliografia: Referências usadas para o desenvolvimento do projeto, incluindo links para sites, vídeos ou livros consultados.
Este projeto deve ser concluído e entregue em uma semana. Cada membro do grupo deverá contribuir igualmente para a pesquisa, os cálculos, o desenho da cidade e a redação do relatório.