Atividade Prática
Título da Atividade:
"Dissecando a Intenção: Uma Análise Profunda da Intencionalidade nos Textos".
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo principal aprofundar a compreensão dos alunos sobre o conceito de intencionalidade na comunicação. Os alunos irão analisar um texto para identificar a intencionalidade do autor e assim melhorar suas habilidades de ler, interpretar e criar textos.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos, formados por 3 a 5 alunos, irão escolher um texto (pode ser um artigo, um conto, um poema, um editorial, etc) e realizar uma análise detalhada, focando na intencionalidade do autor. A análise deve explorar o propósito do texto, o público-alvo, a escolha de palavras e estrutura, entre outros.
Os alunos vão discutir suas ideias e percepções em grupo e, em seguida, criar um relatório escrito detalhando suas descobertas e conclusões.
Materiais Necessários:
- Texto escolhido para análise
- Material de pesquisa como livros e acesso à internet
- Material para anotações como caderno e caneta ou processador de texto no computador
Passo a Passo Detalhado:
- Formação dos grupos de 3 a 5 alunos cada.
- Escolha do texto a ser estudado pelo grupo. Este texto deve ser de complexidade e comprimento adequados para permitir um exame profundo.
- Leitura cuidadosa do texto escolhido por todos os membros do grupo.
- Discussão em grupo das primeiras impressões e pensamentos sobre o texto. Cada membro deve compartilhar sua opinião sobre a intencionalidade do autor.
- O grupo começa a pesquisa e a discussão sobre o contexto em que o texto foi escrito (autor, público-alvo, época e lugar, etc).
- A partir da discussão e pesquisa, os alunos identificam e anotam os elementos que apontam para a intencionalidade do autor.
- Revisão e discussão dos resultados encontrados pelo grupo. O objetivo é chegar a um consenso sobre a intencionalidade do autor no texto.
- Cada grupo deve redigir o relatório detalhando suas descobertas e conclusões.
- Revisão do relatório por todos os membros do grupo para garantir a precisão e a clareza, antes da entrega do relatório final.
A conclusão desta atividade prática deve resultar na entrega do relatório. Este relatório deve ter uma Introdução, onde o aluno vai contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto. No Desenvolvimento, o aluno deve explicitar a teoria por trás da intencionalidade, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. Na Conclusão, o aluno deve retomar seus principais pontos e explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Finalmente, na Bibliografia, o aluno deverá indicar as fontes utilizadas para trabalhar no projeto.
Este projeto vai exigir dos alunos habilidades técnicas e socioemocionais, incluindo compreensão de textos, pensamento crítico, colaboração, comunicação, gestão de tempo e habilidades de escrita.