Contextualização
O último governo do regime militar brasileiro, presidido por João Figueiredo, iniciou-se em 1979 e terminou em 1985. Ao longo desse período, o Brasil passou por uma série de acontecimentos políticos, econômicos e sociais que culminaram na abertura democrática do país. O fim da ditadura civil-militar e a ascensão de José Sarney à presidência representam um marco importante na história do Brasil e esse é o tema do nosso projeto.
O estudo desse período é fundamental para que possamos entender a transição política do Brasil e como as diferentes territorialidades foram impactadas durante essa fase. Será possível perceber como o país foi moldado durante o regime militar e como isso influenciou o início do governo Sarney e o curso da política brasileira nos anos seguintes.
Introdução
O fim da ditadura civil-militar está diretamente relacionado ao processo de redemocratização no Brasil. É uma fase marcada pela gradual implementação de medidas democráticas e pela transição para o governo civil, liderado por José Sarney. O governo Sarney foi marcado por uma série de desafios, como a necessidade de estabilizar a economia, o combate à inflação e a implementação de políticas públicas que atendessem às demandas sociais cada vez maiores.
O estudo desse período nos permite entender o movimento de luta pela democracia e os desafios enfrentados pelo Brasil no período de transição do regime militar para a democracia. Além disso, nos ajuda a avaliar como o poder foi exercido, ao mesmo tempo que nos permite analisar como as diferentes territorialidades foram influenciadas por esse contexto.
O projeto tem como objetivos principais: o estudo sobre o término do governo civil-militar, a transição para a democracia e a análise do governo Sarney. Os alunos irão trabalhar em grupo, deverão fazer uma pesquisa aprofundada e desenvolver um projeto criativo, que apresente os principais aspectos desse período histórico.
Atividade prática: "Caminhando através da História: Do fim da Ditadura ao governo Sarney"
Objetivo
Os alunos deverão recriar, de forma física ou virtual, uma linha do tempo interativa que aborde os acontecimentos relevantes desde o fim da ditadura cívico-militar ao governo Sarney. Além disso, cada grupo irá estudar uma política ou evento significativo deste período e apresentará aos colegas, seguido de uma discussão e reflexão crítica.
Descrição detalhada do projeto
Divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, os alunos irão pesquisar sobre o fim do governo cívico-militar e o governo Sarney, explorando distintos aspectos como econômicos, sociais, ambientais e culturais. A partir da pesquisa, os grupos deverão criar uma linha do tempo física (usando materiais como cartolina, post-its, marcadores e impressões) ou digital (utilizando ferramentas online, como o Padlet, Prezi ou o Google Slides).
Materiais Necessários
- Materiais para a linha do tempo física: Cartolina, post-its, marcadores, impressões, cola e tesoura.
- Acesso à internet e computador para a linha do tempo digital e para pesquisa.
Passo a passo
- Divisão dos grupos e escolha de um evento/política específico do período para foco em cada grupo.
- Pesquisa sobre o fim da ditadura cívico-militar até o governo Sarney, com foco especial no evento/política escolhido.
- Criação de uma linha do tempo física ou digital com os principais eventos deste período.
- Desenvolvimento de uma apresentação sobre o evento/política escolhido, incluindo a análise das circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais relacionadas.
- Apresentação para a classe, seguida de uma discussão e reflexão crítica.
- Por fim, cada grupo deverá elaborar um relatório escrito detalhando todo o processo do projeto.
Entregas do Projeto
Além da linha do tempo e apresentação, os alunos devem redigir um documento, dividido em quatro secções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Na introdução, devem contextualizar a transição do fim da ditadura cívico-militar ao governo Sarney, a relevância deste estudo e os objetivos do projeto. O Desenvolvimento deverá detalhar a metodologia utilizada, a teoria por trás do evento/política escolhido, e apresentar os resultados da pesquisa e da discussão. As Conclusões devem retomar os pontos principais do trabalho, explicitando os aprendizados e conclusões retiradas. E, finalmente, a Bibliografia deve listar todas as fontes utilizadas ao longo do trabalho.
O objetivo é que, ao final do projeto, os alunos tenham adquirido a capacidade de analisar acontecimentos históricos de forma crítica, compreendendo a influência de um regime político na formação do território e sociedade brasileira, melhorando ainda o gerenciamento de tempo, a comunicação e a resolução de problema em equipe.