Entrar

Questão sobre Projeto Final: Apresentação e Revisão

Programação em Python

Originais Teachy

Projeto Final: Apresentação e Revisão

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Programação em Python

Em um projeto interdisciplinar envolvendo programação em Python e sustentabilidade, um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio foi desafiado a desenvolver um aplicativo que calcula a pegada de carbono de atividades diárias. O aplicativo deve permitir que os usuários insiram diferentes tipos de atividades, como transporte, consumo de energia e alimentação, e então calcule e apresente um relatório sobre a quantidade de CO2 equivalente emitida. Para a apresentação final do projeto, os alunos devem elaborar uma apresentação que não apenas demonstre a funcionalidade do aplicativo, mas também eduque a audiência sobre a importância da redução da pegada de carbono para a mitigação das mudanças climáticas. Considerando o objetivo duplo da apresentação, que é técnico e educacional, e a necessidade de revisar o código do aplicativo para garantir sua eficiência e precisão, qual deve ser a estratégia adotada pelos alunos para integrar os conhecimentos de programação e sustentabilidade de forma a criar uma apresentação coesa e informativa, enquanto garantem que o aplicativo seja uma ferramenta confiável para os usuários?
a.
Os alunos devem delegar a tarefa de educar a audiência sobre sustentabilidade para especialistas no assunto, enquanto eles se concentram unicamente no desenvolvimento do código do aplicativo.
b.
Os alunos devem focar exclusivamente nos aspectos técnicos do aplicativo, deixando a parte educacional sobre sustentabilidade para um segundo momento após a apresentação técnica.
c.
Os alunos devem concentrar-se apenas na apresentação visual do aplicativo, confiando que a audiência já possui conhecimento suficiente sobre sustentabilidade e a importância de reduzir a pegada de carbono.
d.
Os alunos devem priorizar a criação de materiais educativos sobre sustentabilidade, mesmo que isso signifique apresentar um aplicativo com funcionalidades incompletas ou com erros de cálculo.
e.
Os alunos devem adotar uma estratégia que contemple tanto aspectos técnicos quanto educacionais para integrar os conhecimentos de programação e sustentabilidade, criando uma apresentação coesa e informativa, enquanto garantem que o aplicativo seja uma ferramenta confiável para os usuários.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na automação de tarefas, os programadores utilizam Python para criar scripts que executam operações repetitivas ou complexas sem intervenção manual. Um exemplo comum é a geração automatizada de relatórios ou o processamento de grandes conjuntos de dados. Considerando o seguinte trecho de código em Python que utiliza a biblioteca 'os' para listar todos os arquivos em um diretório:

Python para Automação: Introdução à Automação de Tarefas

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considere uma função em Python que recebe como entrada um número inteiro positivo e retorna o fatorial desse número. O fatorial de um número inteiro positivo n é o produto de todos os números inteiros positivos menores ou iguais a n. Suponha que a função 'fatorial' tenha sido definida corretamente. Qual seria o resultado da chamada 'fatorial(5)'? Considere que nenhuma outra função com o nome 'fatorial' está definida no ambiente em que a chamada é feita.

Funções em Python

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considere que um aluno do ensino médio está aprendendo a desenvolver aplicações cliente-servidor em Python e deseja criar um miniaplicativo de bate-papo simples. O aplicativo deve permitir que múltiplos clientes se conectem a um servidor central, enviando e recebendo mensagens de texto. Para isso, o aluno aprendeu a usar a biblioteca 'socket' para comunicação em rede. Com base nesse contexto, qual seria a principal função do servidor na arquitetura cliente-servidor do miniaplicativo de bate-papo em Python?

Python para Redes: Aplicações Cliente-Servidor

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considere o seguinte trecho de código em Python: ```python a = 10 b = 5 resultado = a * b + a / b ``` Com base nos operadores utilizados, qual será o valor final de 'resultado'?

Operadores em Python

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies