Entrar

Questão sobre Brasil Republicano: República das Espadas: Revisão

História

Originais Teachy

'EF09HI01', 'EF09HI02', 'EF09HI09.'

Brasil Republicano: República das Espadas: Revisão

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de História

Durante a Primeira República no Brasil (1889-1930), o poder político foi dominado por uma aliança entre militares e oligarquias estaduais, conhecida como 'República das Espadas'. Este período foi marcado por uma série de governos provisórios e presidentes militares, em um contexto de tensões políticas e instabilidade. Considerando a influência dos militares na organização da República, cite e explique brevemente duas ações ou políticas implementadas durante o governo de um dos presidentes militares que contribuíram para a consolidação do poder oligárquico. Em seguida, discorra sobre como essas ações refletiram a dinâmica de poder entre militares e oligarquias na República das Espadas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a Primeira República no Brasil, também conhecida como República das Espadas (1889-1894), o país foi governado por líderes militares que se alternavam no poder e que, muitas vezes, estavam alinhados com os interesses oligárquicos regionais. Nesse contexto, as oligarquias cafeeiras mantinham grande influência nas decisões políticas, principalmente durante o governo de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Considerando a dinâmica de poder entre militares e oligarquias durante a República das Espadas, analise como a atuação de Deodoro e Floriano refletiu a dualidade de poder entre esses grupos e discuta a importância dessa fase para a consolidação da hegemonia oligárquica na Primeira República brasileira.

Brasil Republicano: República das Espadas: Revisão • 'EF09HI01', 'EF09HI02', 'EF09HI09.'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante o processo de implantação da República no Brasil, a figura dos militares foi de extrema relevância. Com a Proclamação da República e a ascensão do Marechal Deodoro da Fonseca ao poder, inicia-se um período conhecido como 'República das Espadas', caracterizado pela alternância de poder entre militares e a forte influência das oligarquias, principalmente a cafeicultora. A instabilidade política e as agitações sociais marcaram esse período, que também foi palco de diversos conflitos militares internos, como a Revolta da Armada e a Revolta da Vacina. Considerando o contexto da Primeira República, analise a seguinte citação de Eul-Soo Pang em 'The Internationalization of Colonialism: Britain, France, and Black Slavery, 1770-1830': 'A tradição militarista e a influência das oligarquias regionais resultaram em um período de transição política repleto de tensões e conflitos internos, onde a República foi frequentemente desafiada por movimentos separatistas e insurreições civis'. Com base em seus conhecimentos sobre o período da República das Espadas, discuta de que maneira a presença militar e a influência oligárquica se manifestaram nas principais disputas e conflitos internos, e como esses elementos contribuíram para a consolidação de um modelo político oligárquico na Primeira República brasileira. Avalie o impacto desses eventos na configuração do poder em âmbito nacional e na estabilidade do regime republicano durante o período em questão.

Brasil Republicano: República das Espadas: Revisão • 'EF09HI01', 'EF09HI02', 'EF09HI09.'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

URCA

Brasil: República Oligárquica • 'EM13CHS102'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

UFTM

Brasil Nova República: Governos Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro: Revisão • 'EM13CHS205', 'EM13CHS202', 'EM13CHS102'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies